Falando de Transportes e Transportadoras – Número 1
A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou à Ambev as chaves do primeiro caminhão elétrico do lote de cem unidades adquiridas pela cervejaria e que deverão entrar em operação na distribuição urbana de bebidas até o final do ano. Os veículos fazem parte do plano da Ambev de ter 1.600 modelos VW com essa tecnologia zero […]
- Data: 28/06/2021 20:06
- Alterado: 28/06/2021 20:06
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Entrega do primeiro caminhão Volkswagen e-Delivery para a Ambev
Crédito:Divulgação
A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou à Ambev as chaves do primeiro caminhão elétrico do lote de cem unidades adquiridas pela cervejaria e que deverão entrar em operação na distribuição urbana de bebidas até o final do ano.
Os veículos fazem parte do plano da Ambev de ter 1.600 modelos VW com essa tecnologia zero emissões na sua frota parceira até 2025. Será o primeiro caminhão elétrico Volkswagen a operar nas ruas, não mais como um protótipo. Todos os modelos anteriores ainda estavam em fase de desenvolvimento e validação da tecnologia concebida pela montadora.
Trata-se de um e-Delivery 14 toneladas 6×2, produzido na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro. “A jornada de economia de baixo carbono da Ambev teve início há quase vinte anos, com foco na eficiência energética e mudanças da nossa matriz para biomassa e gás natural”, explica Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev. “Colocaremos em operação junto com a Ambev uma frota de cem caminhões elétricos circulando pelas ruas do país até o fim de 2021. E, em breve, teremos mais novidades para anunciar sobre todo o ecossistema que criamos para viabilizar a introdução da mobilidade elétrica no Brasil”, avisa Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Segundo a fabricante, foram investidos cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento e complexo produtivo do e-Delivery.