Falando de Transportes e Transportadoras – Entre o Pacífico e os Andes

Na mais importante licitação de ônibus urbanos da América Latina em 2021 e 2022, a Volvo será uma das principais fornecedoras de veículos para a capital do Chile. Serão 472 ônibus convencionais e 92 articulados, que correspondem a 87% da nova frota Euro 6 licitada da cidade. Considerada um divisor de águas no segmento, a […]

  • Data: 16/02/2022 09:02
  • Alterado: 17/08/2023 09:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Falando de Transportes e Transportadoras – Entre o Pacífico e os Andes

Ônibus Volvo B8R articulado no Chile

Crédito:Divulgação

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Na mais importante licitação de ônibus urbanos da América Latina em 2021 e 2022, a Volvo será uma das principais fornecedoras de veículos para a capital do Chile.

Serão 472 ônibus convencionais e 92 articulados, que correspondem a 87% da nova frota Euro 6 licitada da cidade. Considerada um divisor de águas no segmento, a licitação da Red Metropolitana de Movilidad, como é chamado o sistema de ônibus de Santiago, separa provedores e operadores de frota, em um redesenho do modelo tradicional de sistema público de transporte.

Os veículos Volvo serão operados pela RedBus, uma das empresas concessionárias já presentes na Red Metropolitana de Movilidad, e pela Metropol, tradicional operador argentino que está incursionando internacionalmente no processo no Chile. “Temos longa experiência em Santiago, com participação desde o início do sistema da cidade. Há anos, os ônibus Volvo contribuem para melhorar a mobilidade urbana na capital chilena, oferecendo conforto e segurança aos passageiros”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Os ônibus Volvo serão de propriedade da Volvo Financial Services, divisão financeira do Grupo, que receberá valores mensais para disponibilizar os veículos às empresas operadoras. “Esse modelo de operação é pioneiro no continente. Estamos preparados para avaliar esse conceito também para as demais metrópoles daregião, sempre em parceria com a Volvo Buses”, assegura Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services na América do Sul.

Os chassis Volvo serão produzidos nas fábricas da marca em Curitiba (Brasil) e Borås (Suécia). As carrocerias do operador RedBus serão fornecidas pela Marcopolo, produzidas em Caxias do Sul (RS) e as carrocerias do operador Metropol serão feitas pela Caio, em Botucatu (SP). 

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  • Data: 16/02/2022 09:02
  • Alterado:17/08/2023 09:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix









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