Falando de Transportes e Transportadoras – Desfabricando

Por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Governo Federal inicia um projeto pioneiro para testar a implementação do programa de renovação de frota para caminhões no Brasil em parceria com a Iveco, montadora vencedora da licitação feita pela ABDI. A iniciativa tem como objetivo alavancar o setor, atualizar a frota que roda […]

  • Data: 06/04/2022 11:04
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Falando de Transportes e Transportadoras – Desfabricando

Estrutura para reciclagem de caminhões com mais de 30 anos de utilização na concessionária Iveco Deva

Crédito:Divulgação

Você está em:

Por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Governo Federal inicia um projeto pioneiro para testar a implementação do programa de renovação de frota para caminhões no Brasil em parceria com a Iveco, montadora vencedora da licitação feita pela ABDI.

A iniciativa tem como objetivo alavancar o setor, atualizar a frota que roda pelo país com alguns caminhões sem condições de uso e com tecnologias ultrapassadas e promover a descarbonização por meio da redução de emissão de poluentes.

O Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária (Renovar) começará com a captação, desmontagem e reciclagem de mais de 50 caminhões com mais de 30 anos de utilização em uma estrutura especialmente montada pela Deva, concessionária Iveco da cidade mineira de Lavras. Após o processo inicial, o autônomo e o pequeno transportador que aderirem de forma voluntária ao Programa ganharão um crédito, podendo variar de R$ 20 mil a R$ 30 mil, para a aquisição de um modelo seminovo Euro V na concessionária.

Segundo levantamento do Sindipeças, em 2020, a frota de caminhões alcançou 2,1 milhões de unidades, com incremento de 1,2% em relação ao ano anterior.

A distribuição por “faixa etária” reforça a necessidade de modernização da frota, iniciando pelos veículos pesados: 17% apresentavam idade média de até cinco anos, 56% de seis a 15 anos e 27% superavam os 16 anos. “Essa é uma demanda que está em pauta há décadas e trará muitos benefícios para todos os envolvidos. A renovação da frota trará ainda a adequação às práticas sustentáveis no segmento, padrão de qualidade e segurança para motoristas e caminhoneiros”, reforça Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

Compartilhar:

  • Data: 06/04/2022 11:04
  • Alterado:17/08/2023 06:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados