Falando de Transportes e Transportadoras – De grão em grão
As rodovias do Brasil estão recebendo um novo conceito de semirreboque. O novo Concept Trailer, rodotrem basculante desenvolvido pela engenharia da Randon Implementos em conjunto com a Volvo Caminhões do Brasil e outros fornecedores parceiros, como a Hyva e a Continental, será testado em operação real no escoamento da safra de grãos, em rotas que […]
- Data: 27/10/2021 10:10
- Alterado: 27/10/2021 10:10
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Novo rodotrem basculante Concept Trailer
Crédito:Divulgação
As rodovias do Brasil estão recebendo um novo conceito de semirreboque. O novo Concept Trailer, rodotrem basculante desenvolvido pela engenharia da Randon Implementos em conjunto com a Volvo Caminhões do Brasil e outros fornecedores parceiros, como a Hyva e a Continental, será testado em operação real no escoamento da safra de grãos, em rotas que conectam as regiões produtoras aos principais portos do país.
Com capacidade volumétrica de 70 metros cúbicos (35 m³ mais 35 m³), tara de 15.090 quilos e Peso Bruto Total Combinado de 74 toneladas, o implemento é dotado de recursos de automação e sensores. É fabricado com tecnologias que reduzem o peso total para aumentar a performance e reduzir os custos de operação do transportador.
Uma das principais inovações do Concept Trailer da Randon Implementos é a redução de peso do rodotrem basculante. Com menos solda, utilização de alumínio e aços de alta resistência, o produto é uma tonelada mais leve que o modelo similar atual e utiliza processos de fabricação inéditos no segmento. Outro diferencial está no design. Ausência de colunas na caixa de carga e inclusão de defletores contribuem para a redução do arrasto aerodinâmico. O produto conta com sistema antitombamento que ajuda a corrigir a trajetória em condições de risco.
O enlonamento da carga passa a ser feito por um sistema automatizado, acionado por controle remoto, que reduz o tempo e elimina a necessidade de o operador subir na caixa de carga. O conjunto identifica quando o trailer não está carregado e suspende automaticamente os eixos, reduzindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.