Falando de Transportes e Transportadoras – Conceito versátil
A FPT Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustão interna, ampliando tecnologias e soluções competitivas. Além do protagonismo do diesel, a abordagem focada pela marca leva em consideração seu know-how de mais de 20 anos em aplicações a gás natural e biometano. Dois motores apresentados na Fenatran 2022 sintetizam esse caminho: o […]
- Data: 15/11/2022 19:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
motor FPT Cursor X13
Crédito:Divulgação
A FPT Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustão interna, ampliando tecnologias e soluções competitivas. Além do protagonismo do diesel, a abordagem focada pela marca leva em consideração seu know-how de mais de 20 anos em aplicações a gás natural e biometano.
Dois motores apresentados na Fenatran 2022 sintetizam esse caminho: o novíssimo XC13, a encarnação do conceito Cursor X, e a nova versão FPT N67 Natural Gás. Com o “X” vermelho brilhante impresso no cabeçote do motor, o XC13 é a evolução do FPT Cursor 13 atual e o primeiro propulsor de plataforma multicombustível da FPT Industrial.
Do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis, o motor foi concebido em várias versões, para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo final.
Segundo a FPT, a versão movida a diesel do XC13 oferece o melhor desempenho da classe, com até 608 cavalos de potência e 280 kgfm, resultando em 5% de potência e 14% de torque a mais em comparação com o atual Cursor 13 no padrão de emissões Euro 6 Step E.
A versão movida a metano, por sua vez, fornece até 527 cavalos e 255 kgfm, resultando em 13% de potência e 25% de torque a mais em relação ao Cursor 13 Natural Gás. A redução das emissões de CO2 é de 9% para a unidade a diesel e de 10% para o modelo a metano, mas este último pode alcançar net zero de CO2. “O XC13 se posiciona como um dos principais protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2 das frotas, a curto e médio prazos”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.