Falando de Transportes e Transportadoras – Coisa grande
A fabricante chinesa BYD apresentou em São José dos Campos (SP) o primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) articulado 100% elétrico do país. O veículo, que na prática é um ônibus, integrará o novo transporte público e trafegar pela Linha Verde e ficará no município até o final de março para visitação da população. “As […]
- Data: 17/03/2021 16:03
- Alterado: 17/03/2021 16:03
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
ônibus elétrico biarticulado BYD com carroceria Marcopolo Attivi Express na Linha Verde de São José dos Campos/SP
Crédito:Divulgação
A fabricante chinesa BYD apresentou em São José dos Campos (SP) o primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) articulado 100% elétrico do país. O veículo, que na prática é um ônibus, integrará o novo transporte público e trafegar pela Linha Verde e ficará no município até o final de março para visitação da população. “As prefeituras estão compreendendo a relevância e a necessidade real de substituir veículos por não poluentes. Investir em veículos elétricos melhora a qualidade do ar das cidades, impactando diretamente na saúde da população”, comemora Marcello Von Schneider, diretor Institucional e Head da Unidade de Ônibus da BYD Brasil.
Com design moderno e arrojado, o modelo da carroceria Attivi Express, desenvolvido em parceria com a Marcopolo, é dedicado a chassis articulados com propulsão 100% elétrica, com zero-emissão de gases nocivos e ruídos, sendo mais econômicos, com menor custo de manutenção e bom desempenho. O modelo tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro-lítio (LifePO4), com autonomia de 250 quilômetros com uma carga completa de três horas e capacidade para cento e sessenta e oito passageiros, além dos espaços para cadeirantes. São equipados com o sistema BioSafe da Marcopolo, com um sistema UV-C de desinfecção do ambiente instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.
Os doze ônibus articulados, de 22 metros, foram produzidos pela BYD em sua fábrica em Campinas e já se encontram na Marcopolo para finalização. A previsão de entrega dos doze veículos é em outubro de 2021.