Falando de Transportes e Transportadora – Vai longe
Os caminhões a gás natural liquefeito (GNL) estão ganhando espaço no mercado da China.
- Data: 03/01/2024 14:01
- Alterado: 03/01/2024 14:01
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Divulgação
Crédito:caminhão a gás Shacman X6000 590 6x4 LNG
Os caminhões a gás natural liquefeito (GNL) estão ganhando espaço no mercado da China. Os regulamentos chineses permitem atingir autonomias maiores, uma vez que os padrões de comprimento dos veículos e os regulamentos sobre o transporte de materiais perigosos são mais liberais, permitindo que tanques adicionais sejam instalados atrás da cabine. A novidade mais recente no segmento é o Shacman X6000 590 LNG. A proposta da Schacman era de criar um trator movido a gás natural no estado líquido que, em termos de autonomia, se equiparasse aos seus similares movidos a diesel. O X6000 590 LNG está equipado com motor Euro 6 de 15,0 litros da Weichai e caixa automatizada de 16 marchas da Fast, duas fabricantes chinesas. A potência chega a 590 cavalos, com um torque (de 265 kgfm. Foram instalados três tanques feitos de alumínio e uma liga de metal, sendo um de 450 litros no lado esquerdo do chassi e dois de 1.500 litros localizados atrás da cabine. No total, são 3.450 litros de gás, o que, segundo a fabricante, deverá representar 5.200 quilômetros de autonomia. O veículo destina-se ao transporte do próprio GNL para as regiões mais ocidentais da China, onde em grande parte não existem postos de abastecimento de gás.