Falando de Transportes e Transportadora – Um gás na mobilidade urbana

Londrina, no oeste do Paraná, será palco da primeira demonstração completa de uma operação real com um ônibus movido 100% a biometano no transporte urbano de passageiros

  • Data: 12/06/2023 18:06
  • Alterado: 31/08/2023 21:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Falando de Transportes e Transportadora – Um gás na mobilidade urbana

ônibus Scania padron K 280 movido a GNV em Londrina/PR

Crédito:Divulgação

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Londrina, no oeste do Paraná, será palco da primeira demonstração completa de uma operação real com um ônibus movido 100% a biometano no transporte urbano de passageiros. A inédita ação nacional faz parte do projeto conduzido pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas) em conjunto com a fabricante Scania, com o objetivo de certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo. Nos próximos 30 dias, o ônibus estará em uma demonstração urbana pela primeira vez abastecido 100% a biometano, um combustível renovável e limpo, que contribui diretamente para as metas de sustentabilidade.  O veículo a gás em demonstração é o mesmo que já circulou pelas ruas de Curitiba e região metropolitana. O biometano é obtido a partir da produção do biogás, que por sua vez é gerado da decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Quando submetido a um processo de purificação, o biogás dá origem ao biometano, comparável em condições técnicas ao gás natural, pois após seu refino, atinge alta concentração de metano em sua composição. O modelo fabricado pela Scania é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros.  O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos.

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Crédito:Divulgação ônibus Scania padron K 280 movido a GNV em Londrina/PR

  • Data: 12/06/2023 06:06
  • Alterado:31/08/2023 21:08
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