Facebook se manifesta sobre o apagão de sete horas da rede na segunda-feira
Uma falha durante manutenção de rotina gerou a queda global
- Data: 05/10/2021 16:10
- Alterado: 05/10/2021 16:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Dado Ruvic / Ilustração (Reuters)
Após sete horas de blecaute total, a maior rede social do mundo, voltou a funcionar e finalmente se pronunciou sobre o que teria ocorrido na segunda-feira (04). Em um comunicado divulgado na mesma noite, o Vice-presidente de Engenharia e Infraestrutura do Facebook, Santosh Janardhan, disse que houve um “erro de sistema durante uma manutenção de rotina”.
De acordo com o executivo do Facebook, a falha ocorreu após a emissão de um comando de deveria avaliar a disponibilidade de capacidade global do principal suporte da rede, acarretando na queda do WhatsApp e Instagram respectivamente.
“Isso de modo não intencional, derrubou todas as conexões em nossa rede principal, na prática desconectando os centros de dados do Facebook globalmente”, explicou Janardhan.
Dando mais detalhes, ele afirmou que em meio as alterações de configuração nos roteadores da rede de transporte que coordenam o tráfego entre os data centers, surgiu um erro que travou a comunicação, causando uma interrupção total. Com isso houve uma espécie de efeito cascata, na forma como os data centers se comunicam, interrompendo todo o serviço.
Conforme revelou o executivo, não foi detectado nenhuma falha de segurança ou ataque hacker, portanto, não havendo qualquer início de atividades mal-intencionadas por trás da interrupção dos serviços.
“Não temos evidências de que os dados dos usuários tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade”, destacou o executivo.
Ao final do comunicado, Janardhan pediu desculpas a todos os usuários e afirmou que a empresa ainda segue revisando todo o ocorrido, para que possa seguir buscando maneiras que permitam que a infraestrutura de seus sistemas seja cada vez mais resiliente.