Fábricas de Cultura celebram o Mês da Mulher com shows de Izzy Gordon e Tasha & Tracie
Programação gratuita acontece nas Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, Região Metropolitana de São Paulo e no Vale do Ribeira
- Data: 01/03/2023 11:03
- Alterado: 01/03/2023 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Izzy Gordon
Crédito:Gabriel Wickbold
Em março, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – irão destacar a presença feminina na música para celebrar o Mês da Mulher. Toda programação é gratuita e acontecerá nas unidades das zonas Norte e Sul, Diadema e Osasco (Região Metropolitana) e em Iguape, no Vale do Ribeira. Confira os destaques:
Inspirada na história em quadrinhos “Bordados”, de Marjane Satrapi, a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco realiza a Oficina de Bordado Livre, que apresentará as técnicas enquanto abre espaço para uma conversa sobre as mulheres na sociedade. A atividade acontece no dia 8, quarta-feira, às 14h30.
Celebrando tanto o Dia Internacional da Mulher (8/03) como o aniversário de 11 anos da Fábrica de Cultura Jardim São Luís, o espetáculo musical Aquilombamento Sonoro: Mulheres no Auto de Libertação reunirá a cantora Izzy Gordon, a banda Pastoras do Rosário e a cantora Luzia Rosa em uma apresentação que visa destacar a força da mulher no dia 10, sexta, às 19h.
A celebração continua na Fábrica de Cultura Brasilândia, no dia 11, sábado, às 13h, com a aula-show Chronos, de Ester Reis, organizada pela ação Ideias e Sons dos Estúdios das Fábricas de Cultura. A cantora irá apresentar suas composições e compartilhar com o público sua trajetória na música e experiências enquanto mulher negra, musicista e artista independente.
No dia 11, às 14h, a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape recebe lideranças femininas do Vale do Ribeira para uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino nas comunidades tradicionais. Neste encontro, as convidadas abordarão as experiências, reflexões e atuação feminista em suas comunidades. Um pouco mais tarde, às 16h, a rapper Jas Safira realiza a performance Essência Feminina em Forma de Rima, que mescla o cotidiano periférico com a arte contemporânea, na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco.
O domingo, 12, será animado nas zonas Norte e Sul. Às 15h30 tem show das rappers Tasha & Tracie na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. A dupla, que mistura funk e rap paulista, sobe ao palco para comemorar o aniversário da unidade que completará 11 anos. Um pouco mais tarde, às 16h30, a Fábrica de Cultura Capão Redondo recebe o Coletivo Samba Rock Nato para um aulão de Samba Rock para Elas e uma roda de conversa sobre a presença feminina no cenário do samba rock.
A equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha promove a mediação da leitura do livro Grandes Mulheres que Mudaram o Mundo, de Kate Pankhurst. A obra apresenta personagens femininas protagonistas de suas próprias histórias que ainda influenciam o presente. A atividade acontece no dia 17, sexta, às 10h. No sábado, 18, os maiores de 12 anos poderão celebrar o aniversário de 10 anos da Fábrica de Cultura Jaçanã com shows da MC Luanna e da DJ Livea, que trazem os bailes das quebradas com rap nacional e sound systems para a unidade.
No Capão Redondo, a equipe de Biblioteca aproveita o Mês da Mulher para falar sobre a Copa do Mundo Feminina com a atividade Donas da Bola. No dia 21, terça, às 14h30, o público poderá conhecer mais sobre as boleiras que arrasam dentro e fora de campo, e depois irão confeccionar mini pebolim só com jogadoras.
Também há espaço para o Cine Fábrica que exibirá o filme Chega de Fiu fiu, dirigido por Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco no dia 22, quarta, às 14h. A produção narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras que, por meio de ativismo, arte e poesia, resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público.
Já pelo canal do YouTube das Fábricas de Cultura o público poderá assistir ao show Afluentes da cantora e compositora Camila Trindade, que será transmitido dia 22, quarta, às 17h. Trindade faz referências ao sagrado e à ancestralidade africana e afro-brasileira levando o entendimento da força que envolve a união entre mulheres.
Misturando pop, rock e sertanejo, Nanda Brandão apresenta o show Das Coisas que Ouvi, Vivi e Escrevi no dia 23, quinta, às 15h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Participarão como convidados as musicistas Bruna Thielle e Marília Cruz, da DuoMany, e a baixista Dani Policastro.
Os fãs de podcast podem adicionar mais um às suas listas: o PodTudo!PodTudo? das Bibliotecas das Fábricas de Cultura. Disponível no Soundcloud com publicação mensal, o podcast debate temas variados. Dia 24, sexta, às 10h, vai ao ar o episódio 33: E eu não sou uma mulher?, em referência ao discurso de Sojourner Truth e do livro de mesmo nome de Bell Hook, sobre os preconceitos sociais enfrentados por mulheres, feminismo e atualidade.
Outra opção de atividade para o dia 24, mas às 18h30, é a apresentação da cantora Carol Nascimento junto com a banda Boca de Axé, formada por instrumentistas negros, na Fábrica de Cultura Jaçanã. O show irá exaltar a memória ancestral do povo negro por meio batuques, jongos, pagodes, mumunhas, catimbas e das músicas autorais de Nascimento.
A cultura negra segue em debate na Fábrica de Cultura Brasilândia com a atividade Onde estão as Mulheres Negras no Dia 8 de Março?, organizada pela equipe de Biblioteca, no dia 24, às 14h. A partir do livro “A liberdade é uma luta constante”, de Angela Davis, o público irá refletir sobre o dia 8 de março por meio da luta de mulheres negras.
Em parceria com a Three Green Hearts e a Sabot, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza o Festival de Rock Elas na Cena no dia 25, sábado, a partir das 18h. O evento celebra o Mês da Mulher e o Aniversário da Fábrica, além de contar com a participação das bandas lideradas por mulheres: Hatefulmurder, Manager Cadavre e Cras.
Na Região Metropolitana, a Fábrica de Cultura Diadema promove o Festival Afirma Mulher para marcar as comemorações do mês. Dia 26, domingo, das 14h às 18h, o público poderá aproveitar aulas abertas de dança, espaço de bem-estar e estética, espaço kids com intervenção teatral e bate-papos. Entre os destaques estão: aula aberta de Twerk, dança estadunidense de matriz africana ministrada pelo projeto Twerk na Quebrada; e a apresentação de sound system com o melhor do reggae music produzido pela duo Feminine Hi-Fi e por Mumma Powah. Confira a agenda completa no .
O último show do mês será em homenagem ao Dia Internacional da Visibilidade Trans (31/03). Na sexta, às 19h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís convida Malka Julieta e Venus Garland, referências da música eletrônica, para uma apresentação ao vivo.