Fab Lab e Telecentros oferecem cursos gratuitos para capacitação e inclusão digital
Opções vão de letramento digital e edição de imagens e texto a projetos de impressão 3D, corte a laser e programação
- Data: 19/01/2022 13:01
- Alterado: 17/08/2023 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Fab Lab e Telecentros oferecem cursos gratuitos para capacitação e inclusão digital
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
As 127 unidades do programa Telecentro e as 11 unidades do Fab Lab Livre SP estão de portas abertas para quem busca capacitação gratuita na cidade de São Paulo em 2022.
Coordenados pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, os programas disponibilizam cursos e capacitações que vão desde oficinas para uso de smartphones e aplicativos de comunicação, confecção de currículo, edição de texto e imagens até qualificações em tecnologias de ponta, como programação, impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras, entre outros equipamentos presentes na rede Fab Lab Livre SP.
O calendário de janeiro ainda tem vagas abertas para diversos cursos, além dos usos livres e orientados pelos agentes de inclusão digital e técnicos de fabricação digital.
“Convidamos as pessoas a ocuparem e utilizarem os Telecentros e a rede Fab Lab Livre SP para seu desenvolvimento pessoal e profissional. A inclusão digital é fundamental para quem busca mais cultura, educação e trabalho e nossos cursos vão do nível mais básico do letramento digital ao uso das tecnologias de ponta”, afirmou Quirós.
Todos os cursos oferecidos pelos Telecentros e pelas unidades do Fab Lab Livre SP são gratuitos e voltados a todos os públicos. As inscrições poder ser realizadas pelo site da SMIT ou presencialmente com auxílio dos técnicos.
Fab Lab Livre SP
Programa reconhecido mundo a fora pelo caráter de inclusão social, profissionalização e geração de novas oportunidades para empreender, o Fab Lab Livre SP é a maior rede de laboratórios públicos de fabricação digital. Com 13 unidades espalhadas pelo município, o programa busca desenvolver vocações e talentos locais por meio de capacitações em programação, Arduino, robótica, soldagem e circuitos eletrônicos, bem como em maquinários como impressoras 3D, fresadoras, cortadoras a laser, ferramentas de costura e marcenaria, entre outros.
Para mais informações sobre calendário de cursos e projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Fabricação Digital de São Paulo, acesse o site da rede aqui.
Telecentros
Porta de entrada para o mundo digital, os 127 Telecentros são voltados ao letramento digital e oferecem capacitações em redes sociais e aplicativos de comunicação, programas de edição de texto, currículo, imagem, prevenção a fake news, entre outros. A lista completa para o mês de janeiro já está disponível e pode ser consultada.
Em caso de dúvidas, os cidadãos também podem obter informações pelo telefone 156.