Exposição valoriza a cultura de aldeias e comunidades ribeirinhas do Rio Arapiuns
Imagens são resultado do projeto Olhares da Floresta, da ONG ImageMagica, que estimulou a produção fotográfica aos moradores da região paraense
- Data: 05/10/2022 11:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: ViaMobilidade
Mostra visa ampliar e fortalecer a representatividade cultural das aldeias e comunidades ribeirinhas.
Crédito:ImageMagica/Danielle Feltrin
Em outubro, os passageiros da estação Moema da Linha 5-Lilás podem encontrar um refúgio amazônico durante a espera do próximo trem. Em parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da estação, a ONG ImageMagica apresenta até 30 de outubro a exposição do projeto Olhares da Floresta.
Realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a mostra tem o objetivo de ampliar e fortalecer a representatividade cultural das aldeias e comunidades ribeirinhas do Rio Arapiuns, no Pará (PA). O projeto ainda conta com o apoio das empresas Atacadão, Bayer, Sotreq e TK Elevator.
Com um barco que transportou a equipe da ONG durante o andamento das atividades, o projeto passou por 20 comunidades e aldeias que circundam o Rio Arapiuns, percorrendo mais de 140 quilômetros do rio. Em média, mais de 500 pessoas participaram das oficinas entre crianças, jovens e idosos. Além da equipe da organização, moradores selecionados da região foram capacitados com a metodologia do projeto e integraram o time de educadores.
“Com esta exposição, nós queremos que as pessoas conheçam quem está de fato na Amazônia a partir do olhar e sentimentos de quem vive aqui. Ter essa experiência de levar as oficinas não só para a minha, mas para outras comunidades é muito gratificante, pois cada uma traz um olhar diferente de como enxergam suas culturas. É uma iniciativa muito bacana poder ser visto através de uma fotografia e compartilhar com outras pessoas as nossas realidades”, comenta Benezildo Costa, morador da comunidade São Pedro e educador local do projeto.
“A mostra permite que os passageiros da Linha 5-Lilás tenham contato com a realidade das aldeias e comunidades ribeirinhas do Rio Arapiuns. É uma grande oportunidade para promover cultura e conhecimento a quem passa pela Estação Moema”, afirma Juliana Alcides, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.
No projeto, a relação da comunidade com a floresta, rios e costumes foi transformada em imagens e legendas, buscando assim despertar o olhar criativo e utilizar a fotografia como uma poderosa ferramenta de expressão.
Nesta exposição poderão ser encontradas imagens que representam o povo amazônico de cada comunidade visitada, que compartilharam, além de belas fotografias, mensagens que nos despertam reflexão, consciência e respeito à diversidade cultural do nosso país.
Serviço:
Olhares da Floresta
A mostra tem o objetivo de ampliar e fortalecer a representatividade cultural das aldeias e comunidades ribeirinhas do Rio Arapiuns, no Pará (PA).
Onde: Estação Moema da Linha 5-Lilás
Quando: até 30 de outubro. Todos os dias, das 05h à 00h.
Classificação Livre e entrada mediante tarifa da estação.