Exposição sobre visibilidade trans de Diadema vai para a Alesp

Exposição apresenta a vida de seis moradores da cidade com objetivo de naturalizar a vivência das pessoas transexuais; mostra pode ser visitada até 17 de março

  • Data: 28/02/2023 13:02
  • Alterado: 31/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Exposição sobre visibilidade trans de Diadema vai para a Alesp

Da esquerda para a direita: Dandara Jesus dos Santos

Crédito:Igor Andrade

Você está em:

A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema lançou em janeiro, em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, a exposição fotográfica “Visibilidade Trans – Muito além do gênero”. Por meio de sete banners, as fotos de autoria da fotógrafa Adriana Horvath apresentam seis moradores da cidade, homens e mulheres transexuais, com textos que falam sobre sua vida, seus sonhos e desejos. O objetivo da mostra, que é itinerante, é naturalizar as vivências de pessoas trans. E até o dia 17 de março, ela estará no saguão de entrada da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pela Avenida Pedro Álvares Cabral, 201.

Levar a exposição para a Alesp foi iniciativa do coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema, Robson de Carvalho. “Estarmos em uma casa de leis e dar visibilidade a esse segmento da população LGBTQIA+ é muito importante”, avaliou o coordenador. “Estar em uma das entradas também é simbólico. Todos que recebemos na nossa casa chegam pela entrada do imóvel e isso também diz sobre acolhimento”, completou. “Que todas as pessoas que passarem por aqui, em especial os deputados, que são quem podem criar leis para melhorar a vida de toda a população, possam lembrar das pessoas trans e da vulnerabilidade à que estão sujeitas por conta do preconceito e da transfobia”, concluiu.

Mariane Augusto Costa Silva é uma das pessoas que foram fotografadas para a exposição. Esteticista de pet, ela celebrou a oportunidade de levar sua história para um local onde pessoas de todo o Estado vão transitar. “É muito significativo e importante. Um lembrete de que a gente pode estar em todos os lugares, trabalharmos com o que quisermos e sermos um exemplo positivo para outras pessoas”, declarou. Todas as pessoas retratadas são referenciadas no DiaTrans, ambulatório da Secretaria de Saúde que presta atendimento especializado para os moradores trans da cidade. “Estar neste espaço é poder mostrar essa população para a sociedade, uma população que muitas vezes é invisível para o poder público”, afirmou a vinculadora do ambulatório, Dandara Jesus dos Santos.

Analista legislativo da Comunicação Social da Alesp, Edson Daruich explicou que a casa está disponível para parcerias com as cidades, como essa que está sendo realizada com Diadema. “Temos um departamento que sempre seleciona exposições, sejam informativas ou culturais, e esse é um tema de muita importância que precisa ter um destaque”, afirmou. A exposição “Visibilidade Trans – Muito além do gênero” pode ser visitada até 17 de março, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, de 9h ao meio-dia, pela entrada da Avenida Pedro Álvares Cabral, 201.

Compartilhar:
1
Crédito:Igor Andrade
1
Crédito:Igor Andrade Da esquerda para a direita: Dandara Jesus dos Santos

  • Data: 28/02/2023 01:02
  • Alterado:31/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados