Exposição na Estação Granja Julieta conscientiza o público sobre doenças reumáticas
Painéis alertam para importância do diagnóstico e tratamento precoces na promoção da qualidade de vida
- Data: 20/07/2022 17:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: ViaMobilidade
Exposição na Estação Granja Julieta
Crédito:Divulgação
As doenças reumáticas também podem afetar crianças e jovens, mas muitas pessoas associam esses problemas somente à população adulta. Esse desconhecimento pode comprometer a qualidade de vida de quem começa a apresentar sintomas já na infância ou adolescência.
Para esclarecer sobre esse tema, a Associação Brasileira SUPERANDO o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras, em parceria com a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, preparou uma mostra com foco em problemas de origem autoimune que podem acometer os mais jovens.
Nos painéis, expostos até o final do mês na Estação Granja Julieta (Linha 9-Esmeralda), são apresentados os sintomas da febre reumática e de algumas outras doenças reumáticas típicas da infância e juventude. A proposta é orientar sobre o diagnóstico precoce. A exposição também traz depoimentos que ajudam a melhor compreender como as doenças se desenvolvem e como é possível conviver com elas, com tratamento e apoio.
Júlia Carezzato é uma das jovens que mostra seu rosto nos cartazes. Ela conta sua história pessoal de enfrentamento com o lúpus eritematoso sistêmico juvenil. Diagnosticada tão logo os sintomas surgiram, aos 11 anos, ela convive hoje com a doença sob controle.
“Conscientizar sobre tratamentos e a importância do diagnóstico correto são os objetivos de exposições na área da saúde que levamos às estações, sempre visando esclarecer sobre doenças e contribuir para a qualidade de vida do nosso público”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
Serviço:
Febre Reumática — Doenças Reumáticas Infanto-Juvenis — Linha 9-Esmeralda
Estação Granja Julieta — até final de julho