Exposição “José Lanzellotti, olhar de um artista” é destaque no Museu Índia Vanuíre
Totalmente gratuita, a programação ainda traz brincadeira virtual, dica de leitura sobre fato importante da história indígena e compartilhamento de curiosidades nas redes sociais
- Data: 02/09/2022 11:09
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Museu Índia Vanuíre
Museu Índia Vanuíre
Crédito:Divulgação
Aos finais de semana, o Museu Índia Vanuíre, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, promove diversas atividades do projeto “Família no Museu”, sempre das 10h às 16h. Neste mês, a programação destaca uma maquete multimídia que vai apresentar aspectos da ocupação e constituição do município de Tupã (SP). Em seguida, o público poderá participar do jogo “verdadeiro ou falso”, baseado no conteúdo exibido.
Quem visitar o Museu também poderá acompanhar a exposição temporária “José Lanzellotti, olhar de um artista”, com ilustrações que destacam pinturas corporais, adornos, técnicas artesanais, instrumentos de caça e de tecelagem, bem como um mapa com a localização dos povos indígenas, como os Bororo, Karajá, Kamayurá, Kayapó, Kaxinawá, Moré e Witoto. O artista é conhecido por retratar o cotidiano de diversos povos indígenas do Brasil na primeira metade do século XX.
Além disso, todos os sábados a instituição indica uma obra de leitura aos seguidores das redes sociais. Neste sábado (3), às 12h, a recomendação será “Massacre Indígena Guarani”, de Luiz Karai. Acesse e confira.
O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta, às segundas-feiras, informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (5), às 12h, as redes sociais da instituição vão compartilhar a imagem de uma moeda de “1000 RÉIS” com a efígie de Martin Afonso de Souza (militar e administrador colonial português nas terras brasileiras), que circulou na primeira metade do século XX em comemoração ao 4º Centenário da Colonização no Brasil.
Visitação
O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).