Exposição Fotográfica Mauá 360º viaja pela história da cidade
Painéis foram espalhados em pontos de referência do município
- Data: 05/12/2014 18:12
- Alterado: 05/12/2014 18:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
Uma viagem no tempo e também por Mauá. Esse é o exercício proposto pela Exposição Fotográfica Mauá 360º, lançada na noite desta quinta-feira (4/12) no Museu Barão de Mauá. A mostra que integra o calendário comemorativo ao aniversário de 60 anos da cidade tem como curadora a arte educadora Cecília Camargo.
A exposição que conta com o patrocínio do Grupo Akzo Nobel, por meio das tintas Coral, que também completou 60 anos em 2014, tem um conceito diferenciado. Painéis com fotos históricas da cidade foram espalhados por locais como o próprio Museu, Parque Ecológico do Guapituba, CEU das Artes no Parque das Américas, Parque da Gruta Santa Luzia, Teatro Municipal, Biblioteca Cecília Meireles, Passarela Central e Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.
O prefeito Donisete Braga participou da abertura da exposição. “Preservar a história da cidade é uma forma de valorizar a luta e a vida das pessoas e famílias que lutaram pela criação e pelo desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou. O secretário de Cultura, Esportes e Lazer Waldir Luiz ressaltou a importância para a juventude. “Os jovens precisam se apropriar dessa bela história que nossa cidade construiu”, explicou.
Segundo Cecília Camargo, a exposição oferece um olhar mais amplo do município utilizando acervo próprio do Museu e também de famílias que guardam essas lembranças. “Muita gente diz que só existe fotos históricas do centro da cidade. Porém, Mauá cresceu a partir da linha férrea localizada na região central, então naturalmente existem mais registros desses locais. Mas buscamos referências de cada bairro e cada região para as pessoas se localizarem e se informarem”, comentou.
Também esteve presente a Coordenadora de Sustentabilidade da Akzo Nobel, Flavia Takeuchi. “É marcante a celebração dos 60 anos tanto de Mauá quanto da Coral, sempre incentivando a educação e a cultura”, disse.