Exposição apresenta os 100 anos de Rádio no Brasil
Mostra pode ser contemplada nas estações Fradique Coutinho e Santa Cruz até 30 de setembro
- Data: 15/09/2022 13:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: ViaQuatro e ViaMobilidade
Painéis trazem informações e fotos de alguns dos principais talentos do rádio no país
Crédito:Divulgação
Uma mostra nas estações Fradique Coutinho e Santa Cruz, das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, apresenta os 100 anos de Rádio no Brasil. A exposição fica disponível até 30 de setembro.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ViaQuatro e a ViaMobilidade com o jornalista, historiador e pesquisador Maurício Coutinho, junto ao Museu da TV, Rádio & Cinema, comandado por Elmo Francfort, consultor de TV, escritor, pesquisador, radialista e jornalista.
Juntos, eles elaboraram a mostra cultural comemorativa aos “100 Anos do Rádio no Brasil: Origem”, com a produção de Mara Porto, assessoria de Cecília Coutinho e revisão de J. Ivo Brasil. O objetivo é que o público em geral conheça e até mesmo faça uma revisita aos grandes nomes do sistema radiofônico brasileiro.
A exposição traz a história do rádio, que nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distância e sem fios, da fala do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira.
“Inicialmente, tivemos como foco apresentar em 20 painéis, alguns dos mais renomados nomes do rádio, que foram e são grandes referências para o crescimento da mídia, tais como Lima Duarte, Jô Soares, Fernanda Montenegro, Cid Moreira, Lolita Rodrigues, Laura Cardoso, Mário Lago, Jô Soares, Flávio Cavalcanti e Mazzaropi”, afirmam Coutinho e Francfort.
“A história do rádio é imensa, permitindo os mais variados recortes, abordando centenas de temáticas, desde a radionovela, futebol, a música, o ensino educativo e tantas outras vertentes, além de profissionais que enfrentaram preconceitos de racismo como Haroldo Costa, Ruth de Souza, Isaura Bruno, Noite Ilustrada, Grande Otelo e muitos outros, que deram ‘a cara a tapa’ e fizeram do rádio as suas bases de luta”, concluem.
Para Juliana Alcides, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro, o rádio e o metrô contam com uma grande ligação, ambos na prestação de serviço para a sociedade. “O rádio é um veículo muito dinâmico, leva rapidamente às pessoas diversos tipos de informação, inclusive a respeito do transporte público. São notícias, músicas, tudo o que as pessoas ouvem durante a sua locomoção. Por tudo isso, é muito bom contar com essa exposição em uma das nossas estações”. nacional do segmento, que acontecerá de 30 de novembro a 02 de dezembro na capital paulista.
Serviço:
Mostra Cultural – “100 Anos do Rádio no Brasil: Origem”
Até 30 de setembro de 2022
Estação Fradique Coutinho — Linha 4-Amarela (ViaQuatro)
Estação Santa Cruz — Linha 5-Lilás (ViaMobilidade)