ExpoCanadá: Apresentação de novas estratégias para obtenção de trabalho no Canadá

Devido à falta de mão de obra qualificada, empresários canadenses estão se responsabilizando pelo processo imigratório quando encontram profissionais qualificados de qualquer nacionalidade

  • Data: 26/09/2022 15:09
  • Alterado: 15/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
ExpoCanadá: Apresentação de novas estratégias para obtenção de trabalho no Canadá

ExpoCanadá

Crédito:Divulgação

Você está em:

Devido à escassez de mão de obra, o Canadá tem mudado sua postura com referência aos processos imigratórios. Com a falta de profissionais, quando os empresários canadenses encontram um colaborador qualificado e que realmente vale a pena, os mesmos se prontificam para cuidar do processo imigratório daquela pessoa. De acordo com Ed Santos, consultor de regulamentado de imigração, isso nunca tinha acontecido na história do Canadá. Mas como a escassez está enorme, as coisas estão mudando e para melhor.

“Anteriormente, quem vinha para o Canadá em busca de empregos sem qualquer estratégia, voltava para o Brasil em pouco tempo. Mas, hoje, se a pessoa tiver disponibilidade financeira e vir com o intuito de realizar uma viagem exploratória para conhecer o mercado de trabalho e as oportunidades que o país oferece para profissionais autônomos ou empreendedores aqui, é uma boa opção”, ressalta Ed Santos, consultor de imigração credenciado pelo ICCRC (Consultores de Imigração do Conselho Regulatório do Canadá). www.expocanada.com.br

Por que o Canadá não consegue preencher as 950 mil vagas 

O Canadá oferece inúmeras oportunidades de emprego, mas a pessoa precisa ter formação acadêmica, experiência profissional, inglês e atender às diversas exigências do mundo corporativo local. Atualmente, as áreas mais requisitadas no país pertencem à área da saúde (enfermeiros e técnicos de enfermagem); assistentes sociais; cuidadores de idosos; profissionais de tecnologia da informação; construção, transporte, armazenagem, manufatura, comunicação, marketing, atendimento ao cliente, entre outros. As províncias com mais oportunidades são: Ontário, British Columbia, Quebec, New Brunswick e Newfoundland.

Dicas de como preparar um currículo – De acordo com Ed Santos, todos os currículos no Canadá são analisados via inteligência artificial. “Se você não atender aos mínimos requisitos, seu currículo nem será analisado”, alerta. Veja algumas dicas:

1 Utilize palavras-chave em seu currículo. Lembrando que as palavras-chaves descrevem habilidades e qualificações. Mas, não invente experiências apenas para usar palavras-chave. Honestidade em primeiro lugar!

2  No Canadá, você nunca usa foto em seu currículo e nada de incluir detalhes pessoais além de seu nome e informações de contato. Não informe sua idade, etnia ou origem cultural, estado civil ou se tem filhos. Estas informações não são relevantes para o recrutador canadense.

3 O importante é que você apresente pontos fortes e conquistas em empregos anteriores que beneficiarão a função para qual você está se candidatando.

4 Personalize seu currículo para cada vaga que estiver concorrendo. Seja assertivo e objetivo. Ressalte suas qualificações, conquistas e experiências anteriores.

5 Nunca chegue para uma entrevista sem ter informações básicas sobre a empresa. Os recrutadores sempre estarão avaliando seu interesse e suas habilidades. “O canadense não vai pegar em sua mão e ensinar o que precisa ser feito. Ele busca profissionais gabaritados para dar soluções, que sejam proativas e, nunca low profile. Outro detalhe importante: as empresas canadenses valorizam muito a família. Não adianta a pessoa ficar trabalhando por horas na empresa. Este comportamento aqui é visto como um profissional não competente. Eles querem que você tenha um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”, lembra Ed.

6 Muitos empregadores checam suas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Lembre-se: as primeiras impressões são as que ficam. Se você não quiser que um empregador veja algo em suas redes, não as deixe abertas (on-line).

7.É importante que você escreva uma carta de apresentação para cada vaga de seu interesse. Nesta carta, você deve detalhar suas qualificações para o cargo e as habilidades que você traria para o empregador. Não adianta ter uma carta padrão, é preciso que tenha uma redação para cada vaga que pretende concorrer.

8.Leve referências de trabalhos anteriores. Pode ser que os entrevistados consultem seus gestores anteriores.

9 Portfólio de seu trabalho: exemplos de projetos anteriores; resultados mensuráveis; conjunto de habilidades ou tecnologias usadas, etc.

10 Faça perguntas inteligentes sobre os deveres e responsabilidade do cargo. Demonstra responsabilidade e interesse pela vaga.

ExpoCanadá – O evento acontece entre os dias 8 e 16 de outubro, nas cidades de São Paulo, ABC Paulista, Recife e Salvador. Serão apresentadas oportunidades de negócios, desenvolvimento de startups, dicas de como ingressar no mercado de trabalho, imigração no geral, estratégias de aposentadoria e qualidade de vida. “Daremos alguns direcionamentos para quem busca oportunidades de conhecer novos mercados, além de desmitificar a vida no Canadá com dicas de empregos, benefícios e desafios de morar no país e de como participar de um processo de imigração. É importante lembrar que não ofereceremos vagas de emprego durante este evento”, ressalta Ed Santos.

Calendário

Dia 8 de outubro (sábado) – em São Paulo

Local: Espaço Salas Brasil

Av. Bernardino de Campos, 79 – Paraíso (SP)

Horário: das 14h às 18h

Dia 9 de outubro (domingo) – em Santo André

Local: Hilton Garden Inn & Go Inn

Rua Giovanni Battista Pirelli, 279 – Vila Homero Thon – Santo André – SP

Horário: das 14h às 18h

Dia 15 de outubro (sábado) – em Recife

Local: Bugan Hotel

Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 4661 – Boa Viagem – PE

Horário: das 14h às 18h

Dia 16 de outubro (domingo) – em Salvador

Local: Hotel Deville Prime

Rua Passargada, s/n – Salvador – BA

Horário: das 14h às 18h

Compartilhar:

  • Data: 26/09/2022 03:09
  • Alterado:15/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados