EUA afirma que produtos agrícolas e médicos não fazem parte das sanções à Rússia
Tesouro norte-americano afirmou que os Estados Unidos apoiam fortemente os esforços das Nações Unidas para trazer grãos russos e ucranianos para os mercados mundiais
- Data: 15/07/2022 11:07
- Alterado: 15/07/2022 11:07
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos publicou nesta quinta-feira, 14, um comunicado dizendo que produtos agrícolas e médicos não são alvos de suas sanções à Rússia. A nota informa que a Secretaria de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro emitiu uma licença geral para autorizar certos tipos de transações relacionadas a commodities agrícolas e equipamentos agrícolas, além de medicamentos e dispositivos médicos. Transações envolvendo seguros e resseguros de transporte e remessa de commodities agrícolas, incluindo fertilizantes, também são permitidas.
Os custos crescentes de alimentos e fertilizantes, muitas vezes atribuídos à guerra na Ucrânia e aos regimes de sanções, abalaram as finanças públicas por todo o mundo. O Tesouro norte-americano afirmou que os Estados Unidos apoiam fortemente os esforços das Nações Unidas para trazer grãos russos e ucranianos para os mercados mundiais.
“O comércio agrícola e médico não é alvo das sanções impostas pelos Estados Unidos à Rússia por suas atrocidades na Ucrânia”, diz o boletim informativo. O documento também observa que os EUA não impuseram sanções à exportação de fertilizantes para ou da Rússia. Além disso, a nota esclarece que as instituições financeiras dos EUA podem processar transações relacionadas à exportação de commodities, medicamentos ou dispositivos médicos.