EUA acusam Coreia do Norte de enviar armas para a Rússia
John Kirby acrescentou ainda que os EUA têm “uma ideia” de qual país ou países Pyongyang está usando como “canal” para enviar as armas
- Data: 04/11/2022 09:11
- Alterado: 04/11/2022 09:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
Os americanos acusaram a Coreia do Norte de enviar secretamente projéteis de artilharia em “número significativo” para a Rússia, dando suporte bélico a Moscou em sua ofensiva na Ucrânia. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, afirmou que o regime norte-coreano tem tentado fazer parecer que as armas estão sendo enviadas para países do Oriente Médio e do Norte da África.
De acordo com Kirby, porém, o destino seria o território russo. Ele rejeitou fornecer uma estimativa específica sobre a quantidade de armamentos enviada à Rússia. “(A Coreia do Norte) está fornecendo secretamente (munição para a Rússia), mas ainda estamos monitorando isso para determinar se as remessas são realmente recebidas”, afirmou.
Kirby acrescentou ainda que os EUA têm “uma ideia” de qual país ou países Pyongyang está usando como “canal” para enviar as armas, mas não especificou, pois o governo americano continua analisando como pode responder às ações. A Casa Branca também não especificou o modo de transporte ou se os EUA ou outras nações tentariam impedir os embarques para a Rússia.