Etecs são medalhistas da Olimpíada de Agropecuária

Foram 23 da Etec Benedito Storani (Jundiaí), 19 da Prof. Carmelino Corrêa Junior (Franca) e uma da Manoel dos Reis Araújo (Santa Rita do Passa Quatro)

  • Data: 16/03/2022 10:03
  • Alterado: 17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPS
Etecs são medalhistas da Olimpíada de Agropecuária

Isabella Lourenço

Crédito:Obap Oficial

Você está em:

Estudantes de três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) se destacaram na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Ao todo, as unidades do Centro Paula Souza conquistaram 43 medalhas e um aluno ficou em terceiro lugar na classificação individual geral.

Realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) do Sul de Minas, competição reuniu cerca de 900 estudantes das redes federal, estadual e municipal de mais de 300 unidades de ensino de 23 estados brasileiros, de cursos técnicos como Agronegócio e outros dos eixos tecnológicos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Recursos Naturais.

A Obap foi disputada em duas fases. Em setembro do ano passado, os estudantes passaram por uma prova individual online, com 42 questões de conhecimentos específicos sobre apicultura, avicultura, informática aplicada à agropecuária, agrimensura, topografia, caprinocultura, ovinocultura, gestão ambiental em empreendimentos agropecuários, máquinas e implementos agrícolas, entre outros.

Nesta fase virtual, as Etecs conquistaram 42 medalhas, sendo 22 da Etec Benedito Storani, de Jundiaí (4 de ouro, 10 de prata e 8 de ouro); 19 da Etec Prof. Carmelino Corrêa Junior, de Franca (5 de ouro, 9 de prata e 5 de bronze); e mais uma de bronze da Etec Manoel dos Reis Araújo, de Santa Rita do Passa Quatro.

O resultado levou a unidade de Jundiaí à fase final, disputada presencialmente no início de março, em Alegre, no Espírito Santo. A escola foi representada pela equipe Agrobest, formada pelos alunos Estêvão Povreslo, Isabella Lourenço e Timótio de Jesus, e orientada pelo professor João Lopes.

Além de mais uma prova teórica individual, os estudantes passaram por avaliações práticas que envolveram adubação mineral, inseminação artificial, caldas fitossanitárias, levantamento topográfico e regulagem de plantadora. Voltaram para casa com mais uma medalha de ouro. Além disso, Timótio de Jesus ficou em terceiro lugar na classificação individual geral. “Estamos muito orgulhosos de participar e alcançar um número tão expressivo de medalhas”, comemora o orientador.

Compartilhar:

  • Data: 16/03/2022 10:03
  • Alterado:17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados