Etecs e Fatecs celebram o Dia Internacional da Mulher
Atividades incluem eventos artísticos e esportivos, homenagens, apresentações musicais, palestras e reflexões sobre o papel feminino
- Data: 07/03/2025 08:03
- Alterado: 07/03/2025 08:03
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Você está em:
No mês de março, diversas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) vinculadas ao Centro Paula Souza (CPS) promovem uma série de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Essa iniciativa visa ressaltar a relevância da participação feminina em diferentes esferas da sociedade, estimulando reflexões e criando ambientes propícios à cultura, arte e empreendedorismo.
Agenda de atividades
Etec Armando Pannunzio, de Sorocaba
- 7/3: Apresentação de cordas realizada por alunos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
- 10/3: Roda de conversa Questionamentos sobre o Empoderamento Feminino, intermediada por uma psicóloga, ex-aluna da Etec.
Etec Machado de Assis, de Caçapava
- 7/3: Montagem do painel Mulheres de Destaque, com histórias inspiradoras de alunas que demonstraram responsabilidade, liderança e superação de desafios.
- 10 a 15/3: Evento Mulheres de Destaque, divulgação e celebração.
Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, de Jales
- 10/3: Apoio à Quarta Caminhada da Mulher, promovendo a conscientização sobre a importância da mulher na sociedade e incentivando a qualidade de vida por meio da atividade física.
Etec Prof. Rodolpho José Del Guerra, de São José do Rio Pardo
- 10/3: Exibição do documentário Mulheres, Raízes e Rostos, produzido por Luana De Martini, roda de conversa com a autora e espaço para compartilhamento de histórias. Distribuição simbólica de pingentes em formato de microfone para todas as mulheres da unidade.
Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas
- 10/3: Sessão de cinema sobre mulheres inspiradoras, seguida de programação especial para professoras e funcionárias.
- 11/3: Quadra das Minas com as quadras poliesportivas dedicadas somente às meninas.
- 12/3: Sarau especial das mulheres.
- 13/3: Roda de conversa com mulheres inspiradoras e alunas.
Etec Jardim Ângela, da Capital
- 13/3: Empreendedorismo com Impacto Social, palestra ministrada por Adricia Alane (Dry Luxuosa), empreendedora do ramo da beleza, abordando desafios e oportunidades para mulheres empreendedoras. Abertura do evento às 19h15 e início às 19h30.
Fatec Pindamonhangaba
- 6/3: Saúde Física e Mental: Qual é o Preço do Empoderamento Feminino será tema de live no Instagram da Fatec.
- 6 a 7/3: Recepção especial para mulheres com mensagens motivacionais.
- 7/3: Confraternização com homenagem especial.
Etec Francisco Garcia, de Mococa
- Até 12/3: Concurso de poesia Elas em Versos – Inspiração e Admiração.
- 10/3: Oficina de autocuidado.
- 11/3: Palestra Respeito às Mulheres.
- 12/3: Bate-papo Direitos da Mulher.
Etec Prof. Adolpho Arruda Mello, de Presidente Prudente
- 10/3: Evento “Mulheres em Destaque” incluindo bate-papo Importância das Mulheres na Ciência, com grupo acadêmico Código das Garotas, da Unesp e Projeto Leia Mulheres: Proposta de leitura de escritoras mulheres com debates das obras.
Etec São Mateus, da Capital
- 10/3: Produção de vídeos homenageando mulheres importantes na história.
- Criação de manifestações artísticas celebrando as mulheres da comunidade escolar.
Etec Amin Jundi, de Osvaldo Cruz
- 10/3: Sarau da Mulher, apresentação musical, confecção de jornal com histórias de superação, painel com a canção Maria, Maria.
Etec Prof. José Sant’ana de Castro, de Cruzeiro
- 10/3 (Noturno): Ações de conscientização sobre saúde da mulher.
- 7/3 (Diurno): Mural temático, exposição de Canvas sobre mulheres e profissões, quiz e jogos interativos.
Etec Zona Leste, da Capital
- 8/3: Mesa-redonda Mulheres no Mercado de Trabalho, com empresárias da região.
- 9/3: Oficina Autodefesa para Mulheres, com especialista em segurança pessoal.
Durante todo o mês de março:
Etec de Ilha Solteira
- Exposição Histórias de Mulheres: mostra de trabalhos que resgatam a trajetória de mulheres inspiradoras.
- Campanhas de arrecadação: produtos de limpeza e absorventes íntimos para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Painel comemorativo: espaço para fotos e mensagens celebrando a força feminina.
- Compartilhando histórias de sucesso: relatos de alunas, ex-alunas, funcionárias e professoras.
Etec Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho, de Ipaussu
- Concurso Reescrevendo Nosso Futuro, sob o tema Valorização de Mulheres que Fizeram História.
Etec Antônio Devisate, de Marília
Diferentes atividades realizadas ao longo de fevereiro e março com os estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração e Desenvolvimento de Sistemas. Destaques:
- Projeto Fórmulas e Cores: Poder Feminino na Transformação do Universo Cultural e Científico: Pesquisa e exposição sobre mulheres indígenas na arte, desenvolvimento de sites para divulgação de artesanato e produção de vídeos documentais sobre questões enfrentadas pelas mulheres indígenas.
- Empoderamento Feminino no Ambiente de Trabalho, evento organizado pelo curso de Administração de Recursos Humanos: palestra motivacional, oficina de integração e painel interativo destacando a importância da equidade de gênero no mercado de trabalho.