Etecs conquistam desempenho de alto nível no Ideb 2021
Nota média das Escolas Técnicas no Ideb foi 5,9, índice superior à média do Ensino Médio no Brasil (4,2); na Capital paulista, as dez melhores escolas públicas são unidades do Centro Paula
- Data: 16/09/2022 17:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Entre as Etecs com melhor desempenho destacam-se Irmã Agostina (Capital) e Presidente Vargas (Mogi das Cruzes)
Crédito:Roberto Sungi
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 mostram que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) mantiveram o desempenho de alto nível, apesar da pandemia de Covid-19. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16), em Brasília, por representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A nota média das Etecs no Ideb foi 5,9, índice superior à média do Ensino Médio no Brasil (4,2). Também é maior que o indicador obtido pelas escolas estaduais do País (3,9), pelas escolas públicas brasileiras (3,9) e pelas escolas privadas nacionais (5,6).
A análise dos dados mostra que as dez melhores escolas públicas da Capital paulista são Etecs. Entre as 50 melhores públicas do Estado, 46 são unidades do CPS. Já a lista das 90 melhores escolas públicas do Brasil inclui 35 Etecs.
Entre as Etecs com melhor desempenho destacam-se a Irmã Agostina (Capital) e Presidente Vargas (Mogi das Cruzes), que obtiveram nota 6,9. Na sequência aparece a Etec Professor Basilides de Godoy, também da Capital, com 6,7, mesma nota das unidades de Embu e Taboão da Serra, ambas localizadas na Região Metropolitana. Ao todo, 113 Etecs foram avaliadas nessa edição.
Criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil, o Ideb é calculado a cada dois anos. O indicador reúne o fluxo escolar (aprovação, retenção e evasão) e as médias de desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que, no caso do Ensino Médio, avaliam Língua Portuguesa e Matemática.
Embora a metodologia do indicador de 2021 não tenha sido alterada, o que permite a comparação com outras edições, o Inep e especialistas em educação alertam para o cuidado necessário ao traçar um paralelo entre os resultados de 2021 e os de outros anos porque o último índice foi impactado pela pandemia.
Covid-19
Em resposta à pandemia do novo coronavírus, a digitalização das Etecs e Fatecs, prevista para ocorrer em 2030, teve de ser colocada em prática rapidamente em 2020, com um plano de aulas remotas em ambiente virtual. Em um mês, foram criadas quase 100 mil salas de aula síncronas online e o índice de aprovação do formato chegou a 85% dos alunos. Foram produzidos diversos tutoriais, cartilhas, vídeos e masterclasses para acolhimento dos jovens e realizada uma série de capacitações, workshops e webinars para aperfeiçoamento pedagógico dos professores.
Após levantamento para verificar condições de estudantes com dificuldades para acessar as aulas, o CPS distribuiu gratuitamente mais de 22,5 mil chips de conexão à internet com capacidade de 20 gigas por mês.
Para cumprir as medidas de isolamento social e, ao mesmo tempo, manter os processos seletivos, foi organizado um novo modelo de avaliação, por meio da análise de histórico escolar, sem a realização de provas presenciais.