Etec abre as portas para coleta e reciclagem de esponjas sintéticas
Escolha da Escola Técnica Estadual Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara foi feita após um grupo de alunos apresentar um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema
- Data: 18/08/2022 15:08
- Alterado: 16/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
A partir da esquerda: Elisete
Crédito:Divulgação
Produzidas a partir de uma mistura de plásticos, dentre eles o poliuretano, as esponjas de lavar louças são práticas e fáceis de usar, mas escondem uma verdade muito inconveniente: sua reciclagem é complexa e tem custo elevado. Ou seja, seu descarte inadequado tem altíssimo impacto no meio ambiente. Para se ter uma ideia, elas levam mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente.
No próximo sábado (20), a Escola Técnica Estadual (Etec) Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara será mais um local para receber e direcionar as esponjas usadas para que sejam recicladas e transformadas em matéria-prima para produção de itens como baldes, vasos, lixeiras e pás de lixo. A escolha da unidade nasceu após um grupo de alunos do curso técnico de Segurança no Trabalho apresentar um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), inspirado pelo projeto TerraCycle. Alunos, professores e comunidade local podem comparecer ao espaço das 10 às 14 horas. Aqueles que contribuírem com a iniciativa na unidade poderão ainda acompanhar a exposição de projetos sobre meio ambiente e sustentabilidade.
Para o TCC, os estudantes pesquisaram o tempo de decomposição das esponjas na natureza e fizeram um levantamento sobre as alternativas não poluentes. “Durante o curso aprendemos muita coisa sobre o meio ambiente e sua preservação; o descarte das esponjas domésticas chamou nossa atenção e por isso decidimos trabalhar o tema no TCC”, conta Tainá dos Santos Silva, de 17 anos, uma das integrantes do grupo. “Também passamos a contribuir com a causa, guardando as esponjas usadas para enviá-las à Terracycle, que se responsabiliza pelo recebimento, separação, higienização e moagem do produto.”
Impactos
Em ação desde 2015, a Terracycle tem parceria da Scotch-Brite e 3M, duas empresas fabricantes de esponjas, e atua por meio de um programa de logística reversa para mitigar os impactos das esponjas sintéticas no meio ambiente e conscientizar sobre o descarte adequado, por meio de pontos de coleta.
Além da conscientização sobre a importância do descarte correto e da logística reversa para a sustentabilidade, a empresa tem um programa de pontos que estimula os consumidores a apoiar uma causa social: cada produto reciclável enviado para a reciclagem, gera pontos que podem ser trocados por uma doação para uma escola ou organização sem fins lucrativos. Segundo a empresa, já foram arrecadados US$ 45 milhões no mundo todo.
O grupo de estudante que lidera a iniciativa é formado por Tainá, Nathan Reis, Kaique Júnior e Arthur Turone. Os jovens foram orientados pelos professores Elisete Ribeiro e Flavio Bertine.
“O projeto também contribuiu para a mudança de hábitos de consumo do grupo, que antes usava as esponjas sintéticas. Agora evitamos esse tipo de produto e fazemos o descarte correto”, afirma Tainá. “Estamos felizes em ajudar e a conscientizar os moradores sobre o descarte adequado desse tipo de produto.”
Serviço:
Ação de coleta de esponjas de limpeza
Data: 20 de agosto
Horário: 10 às 14 horas.
Local: Etec Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara – Rua Ambrosia do México, 180 – Jardim Cidade Pirituba.