Estudo mapeia a cooperação internacional brasileira
Nova edição do boletim Cobradi, com dados de 2010, será divulgada nesta quinta-feira, dia 1º, em Brasília
- Data: 31/07/2013 11:07
- Alterado: 31/07/2013 11:07
- Autor: Redação
- Fonte: Ipea
Crédito:
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, uma nova edição o relatório Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi). Na publicação, são contabilizadas despesas realizadas por órgãos da administração pública federal, em 2010, com cooperação técnica, educacional, científica e tecnológica, humanitária, apoio e proteção a refugiados, operações de manutenção da paz e com organismos internacionais.
São apresentadas também as características dos arranjos institucionais formulados, pelo governo brasileiro, para a execução de ações de cooperação bilateral e multilateral. A publicação traz o total dos gastos realizados em 2010 e seu aumento em relação ao ano anterior. As tabelas também revelam as regiões de destino dos gastos, e todos os países que receberam a cooperação brasileira. O levantamento foi feito com o apoio por parte de 91 instituições federais.
A apresentação da publicação ocorrerá na sede do Ipea, em Brasília (Setor Bancário Sul, quadra 1, bloco J, edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo), a partir das 10h, e terá a presença do diretor-geral da Agência Brasileira de Cooperação, Fernando Abreu, e do diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Renato Baumann. Os dados serão detalhados por João Brígido Lima, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto e coordenador do Cobradi, e Marcio Correa, da Agência Brasileira de Cooperação.