Estudo inédito quantifica benefícios de plantas à saúde

Publicado na Food Chemistry - uma das mais importantes revistas científicas do mundo na área de alimentos -, trabalho estudou 12 tipos de vegetais

  • Data: 02/07/2013 11:07
  • Alterado: 02/07/2013 11:07
  • Autor: Eduardo Nascimento
  • Fonte: FUABC
Estudo inédito quantifica benefícios de plantas à saúde

Crédito:

Você está em:

Alunos de iniciação científica da Faculdade de Medicina do ABC acabam de desenvolver método analítico inédito na determinação do teor total de polifenois em extratos de plantas medicinais. O trabalho rendeu publicação na edição de junho de um dos mais importantes periódicos científicos do mundo na área de alimentos, a revista Food Chemistry (vol. 138, pg. 1325–1332).

Os extratos vegetais são ricos em antioxidantes como carotenos, fitoestrogênios e polifenois. São compostos capazes de remover radicais livres do organismo, que em excesso podem atacar células normais e gerar danos em biomoléculas como proteínas e DNA, ocasionando determinados tipos de câncer, doenças cardiovasculares e até mesmo patologias relacionadas ao envelhecimento.

Devido à complexidade e à diversidade dos compostos presentes nos vegetais, a determinação normalmente é feita a partir do teor total de polifenois. Nesse sentido, os estudantes da Medicina ABC desenvolveram método comprovadamente eficaz para quantificar polifenois em vegetais, que futuramente também poderá ser usado para avaliar a capacidade antioxidante desses extratos. “Os polifenois são substâncias benéficas ao sistema cardiovascular devido a ações antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e até mesmo antitumorais. Como regra geral, quanto maior a quantidade de polifenois nos alimentos, maiores os benefícios que podem trazer à saúde”, garante o professor titular de Química Analítica da Faculdade de Medicina do ABC e orientador do estudo, Dr. Horacio Dorigan Moya.

Ao todo foram avaliadas 12 plantas: Hamamelis, Barbatimão, Espinheira-Santa, Graviola, Jabuticabeira, Guaçatonga, Aroeira, Tanchagem, Gervão, Carqueja, Assa-peixe e Acariçoba. Entre os vegetais analisados, os com maior teor de polifenois – ou seja, que potencialmente trazem mais benefícios à saúde – foram Jabuticabeira, Aroeira e Barbatimão. Os menores níveis foram encontrados na Acariçoba, Tanchagem e Espinheira-Santa.

INOVAÇÃO ACADÊMICA
O novo método desenvolvido na FMABC utiliza a reação química entre íons ferro e Sal Nitroso R (ácido 3-hidroxi-4-nitroso-2,7 naftalenodisulfônico) – reagente utilizado para determinação de cobalto. “Verificamos que adicionando íons ferro seria possível utilizar a reação para nova função: a determinação de polifenois”, explica Dr. Horacio Dorigan Moya, que acrescenta: “Segundo a literatura científica disponível, essa nova reação foi utilizada somente na determinação de vitamina C em fármacos por pesquisadores indianos”.

Embora a reação não possa distinguir individualmente cada polifenol em mistura tão complexa quanto a de extratos vegetais, pode quantificar e servir de modelo para estudos fitoterápicos mais aprofundados.

Batizada “A critical study of use of the Fe(II)/3-hydroxy-4-nitroso-2,7-naphthalenedisulfonic acid complexes in the quantification of polyphenols in medicinal plants”, a pesquisa iniciada em 2011 tem autoria dos alunos de Ciências Farmacêuticas da FMABC Diego Xavier da Silva e Maryane Woth de Souza, além da recém-formada Camila dos Santos Corrêa.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 02/07/2013 11:07
  • Alterado:02/07/2013 11:07
  • Autor: Eduardo Nascimento
  • Fonte: FUABC


Tempo em Santo André para amanhã
27/12


Tempo severo,com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.

Madrugada

Chuvoso.

Manhã

Chuva e trovoadas.

Tarde

Chuva e trovoadas.

Noite

Chuva e trovoadas.

Temperatura em
Santo André

Max: 24°C

Min: 20°C

Chuva em
Santo André

Probabilidade: 100%

Quantidade: 45mm

Ventos em
Santo André

Velocidade: 9km/h








Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados