Estudo identifica compreensão e uso dos indicadores educacionais
Pesquisa foi realizada na rede de ensino de Diadema
- Data: 13/03/2023 13:03
- Alterado: 13/03/2023 13:03
- Autor: Redação
- Fonte: USCS
Crédito:Divulgação
Os indicadores são ferramentas que podem enriquecer a interpretação empírica da realidade social e orientar de forma mais competente a análise, formulação e implementação de políticas sociais. No campo educacional, eles podem ser utilizados para acompanhar e monitorar políticas públicas vinculadas à educação. Preocupada com o uso desses indicadores na rede pública de Diadema, a aluna Valéria Machado Araujo Santos, do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) elaborou a pesquisa intitulada “Indicadores educacionais: compreensão e usos no contexto de uma secretaria de educação”. De acordo com Valéria, “o objetivo geral do estudo era analisar como técnicos especialistas em educação, que atuam na Secretaria de Educação do município de Diadema, compreendem e utilizam os indicadores educacionais”.
A pesquisadora conta que, apesar de os indicadores ocuparem lugar privilegiado e central na criação de políticas públicas, incluindo as do campo educacional, trata-se de um tema que tem estado envolto em problematizações, questionamentos e incertezas e, ao mesmo tempo, assentado em uma literatura com disputas de várias naturezas, sejam elas teóricas, metodológicas, ideológicas ou políticas. “No campo educacional, os indicadores podem ser utilizados de várias formas. Entre elas, para o acompanhamento e o monitoramento das políticas públicas vinculadas à educação. Um exemplo é o controle das taxas de fracasso escolar, que são altas no Brasil”, ilustra Valéria.
Em seu trabalho, a pesquisadora lembra que indicadores são fundamentais para garantir o direito público e subjetivo à educação de qualidade. “Um direito que necessita ir além do acesso, da permanência e dos resultados dos jovens em testes padronizados. A partir dos indicadores podemos cobrar os governos por uma educação, de fato, de qualidade. A educação não pode ser compreendida e concretizada, em seu pleno potencial, somente por meio da análise de números, mas sem eles os limites desta compressão e concretização se tornam ainda menores”, acredita.
Para dar conta do objetivo de sua pesquisa, Valéria utilizou a metodologia qualitativa, com base em sessões reflexivas realizadas com 9 profissionais de Diadema. Os resultados indicaram que profissionais de outras áreas, como a da saúde, tinham uma compreensão um pouco mais elaborada sobre os indicadores e seus usos, quando comparados àqueles do campo educacional, que tinham uma visão mais “intuitiva” e mais associada ao senso comum. Para esse segundo grupo, o entendimento era mais simplista, restrito e pouco elaborado sobre o fenômeno.
A partir dos dados desta pesquisa, Valéria propôs a criação de um curso formativo sobre o uso de indicadores educacionais para a gestão municipal. “Espera-se que os novos elementos empíricos apresentados na pesquisa possam ser utilizados pelas autoridades do município de Diadema, responsáveis por desenvolver políticas educacionais”, relata a pedagoga.
De acordo com o Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia, orientador da pesquisa de Valéria na USCS, a pesquisa se destaca porque trata de dados quantitativos, indicadores de qualidade, objeto de pesquisa não muito comum no campo da educação. “Salienta-se que é evidente que a gestão da educação não se faz somente por meio da compreensão de números, mas sem tal entendimento as demandas ficam ainda mais difícil”, pondera o orientador.
A dissertação Valéria Machado Araujo Santos pode ser acessada no
O programa de Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS tem como objetivo geral a qualificação de docentes e gestores para uma atuação profissional ética e transformadora de processos aplicados, no âmbito da Educação Básica, realizada por meio da integração do conhecimento teórico com o prático. Desta maneira, procura contribuir com a criação de práticas educativas reflexivas que colaborem numa atuação mais qualificada na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Média