Estudo aponta diminuição de quase todos os crimes em 2020 em SP

Levantamento realizado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), em parceria com a empresa Tracker, mostrou queda de todos os índices de criminalidade analisados entre janeiro e agosto de 2020, com exceção dos homicídios, que cresceram 6,84%. O estudo foi realizado a partir de análise dos boletins de ocorrência registrados pela Secretaria de Segurança […]

  • Data: 05/11/2020 09:11
  • Alterado: 05/11/2020 09:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: FECAP
Estudo aponta diminuição de quase todos os crimes em 2020 em SP

Crédito:Depositphotos

Você está em:

Levantamento realizado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), em parceria com a empresa Tracker, mostrou queda de todos os índices de criminalidade analisados entre janeiro e agosto de 2020, com exceção dos homicídios, que cresceram 6,84%.

O estudo foi realizado a partir de análise dos boletins de ocorrência registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. “Nos últimos meses acompanhamos pelo país um afrouxamento da quarentena e do distanciamento social, o que provavelmente interferiu no comportamento da criminalidade no maior estado da Federação”, opina Allan Silva de Carvalho, do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP.

ROUBO DE VEÍCULOS

Dentre os crimes analisados, os roubos de veículos ganham destaque pela expressiva queda. Em uma comparação direta entre o primeiro e o segundo quadrimestre deste ano, observa-se um recuo de 30,91%. O percentual de redução é ainda maior quando a análise é feita entre 2020 e 2019. Considerando apenas o período entre maio e agosto dos dois anos, a queda foi de 44,38% no estado de São Paulo.

FURTO DE VEÍCULOS

Com uma retração ligeiramente menor, os furtos de veículos apresentaram números 15,71% menores no segundo quadrimestre de 2020 em um comparativo direto com os primeiros meses do ano. Analisando os dados entre maio e agosto deste ano com o mesmo período do ano passado, os furtos reduziram 35,68%.

ROUBO DE CARGAS

Outro crime averiguado foi o de roubo de cargas. O segundo quadrimestre de 2020 apresentou redução de 18,82% das ocorrências em relação aos quatro primeiros meses do ano. A redução foi ainda maior na comparação entre o mesmo período de 2019: foram 27,10% menos registros de roubo de cargas no estado de São Paulo.

ESTUPRO

Analisando os casos de estupro, observa-se um recuo nas ocorrências de 19,13% entre o segundo e o primeiro quadrimestres de 2020 e 18,70%, quando a análise é realizada levando em consideração o mesmo o segundo quadrimestre deste ano e do ano passado.

ESTUPRO DE VULNERÁVEIS

A menor variação observada foi das ocorrências relacionadas aos estupros de vulneráveis, que apresentaram uma pequena queda de 0,15% na comparação entre os dois primeiros quadrimestres de 2020 e de 8,5% entre o segundo quadrimestre deste ano e do ano passado. Esse tipo de ocorrência requer uma atenção especial, pois os dados entre 2018 e 2019 apresentavam uma tendência de alta.

No entanto, entre 2019 e 2020 ocorreu uma inflexão, ou seja, os números se inverteram e agora observa-se uma queda nas ocorrências, justamente no período da pandemia e do isolamento social. Uma das hipóteses é que o número de casos está passando por uma subnotificação, pois se a maior parte destes crimes acontece com crianças, adolescentes e mulheres vulneráveis dentro de casa, as denúncias podem ter sido impactadas. Com a quarentena e as pessoas passando mais tempo em suas residências, as vítimas podem ter mais dificuldades para efetuar as denúncias.

HOMICÍDIOS

E, por fim, destaca-se o único indicador analisado que apresentou uma alta. Apesar do número de vítimas em homicídios dolosos ter caído 14,85 % de um quadrimestre em relação ao outro em 2020, quando a comparação é feita entre 2020 e 2019, observa-se que as ocorrências neste segundo quadrimestre aumentaram 6,84%.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados