Estudantes participam de Mostra Brasileira de Foguetes em São José dos Campos
Olimpíada experimental busca incentivar o conhecimento prático a partir da construção de foguetes feitos com material reciclável; cerca de 300 estudantes do Poliedro farão lançamento dos foguetes
- Data: 03/05/2024 08:05
- Alterado: 03/05/2024 08:05
- Autor: Redação
- Fonte: Poliedro Colégio
Mostra Brasileira de Foguetes
Crédito:Divulgação
Neste sábado (04/05), estudantes do Poliedro Colégio das cidades de São José dos Campos, São Paulo e Campinas participarão da etapa prática da 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual serão realizados lançamentos de foguetes construídos com materiais recicláveis. O evento oficial ocorrerá no Palácio Sunset, na rua Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, 1152, das 8h às 12h.
O lançamento reunirá cerca de 300 estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e contará com a presença de pais e familiares.
A MOBFOG é uma olimpíada experimental realizada anualmente com o objetivo de expandir o conteúdo para além da sala de aula, tornando o conhecimento mais palpável, de forma lúdica, por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis que devem ser lançados o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes e podem utilizar diferentes métodos de propulsão, por impulso, pressurização ou reação química.
O Poliedro Colégio participa da MOBFOG há 9 anos e detém o terceiro maior alcance na competição. O evento integra a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, de todo o Brasil, previamente cadastradas no evento.
Segundo Thiago Pavan, coordenador de Olimpíadas Científicas e Itinerários Formativos do Poliedro Colégio, a competição gera um grande engajamento dos estudantes, que se empenham nos projetos e tem se destacado com foguetes que podem atingir mais de 300 metros de distância, sendo destaque nacional na modalidade.
“A MOBFOG é uma Olimpíada na qual os alunos têm possibilidade de colocar em prática os conceitos teóricos aprendidos na sala de aula, além de potencializar a parceria família-escola. Os alunos sentem-se desafiados a buscar as maiores distâncias nos lançamentos e, para isso, é fundamental o planejamento, execução e trabalho em equipe. Em 2023 conquistamos 94 medalhas e nossos estudantes já quebraram vários recordes nessa competição”, explica.
A medição do lançamento e alcance dos foguetes é feito por meio de trena analógica, e os dados são inseridos no site da MOBFOG, que irá avaliar as equipes vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze.
Capacitação dos estudantes
O Poliedro Colégio oferece treinamento e suporte para a participação dos estudantes em olimpíadas como a MOBFOG, já que atividades como essa são importantes para incentivar os jovens nos estudos e ampliar o conhecimento nos campos da ciência e da tecnologia, cada vez mais relevantes no cenário mundial, além de trazer inúmeros benefícios acadêmicos, cognitivos e socioemocionais.
“Muito mais do que o resultado em si, com a iniciativa contribuímos com a formação desses jovens cientistas e valorizamos o conhecimento e a autonomia na resolução de problemas”, conclui Pavan.