Estudantes de São Caetano participam de palestra comportamental
Combate às drogas, relacionamento familiar, bullying e sexualidade foram os temas abordados na EME Alcina Dantas Feijão
- Data: 25/07/2013 16:07
- Alterado: 25/07/2013 16:07
- Autor: Caio Bruno
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Alunos entre 11 e 17 anos dos Ensinos Fundamental e Médio da rede municipal de Ensino de São Caetano do Sul participaram de palestras de comportamento ministradas pelo pedagogo e professor Ricardo Galhardo Blanco. Nesta quinta-feira (25/07), foi a vez dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino (EME) Professora Alcina Dantas Feijão, no Bairro Mauá, que tiveram a oportunidade de assistir ao evento no auditório do local.
Com mote no combate às drogas, Ricardo Galhardo também aborda temas comuns aos adolescentes como relacionamento familiar, bullying e sexualidade. “Costumo chamar esses encontros de um convite à reflexão. Nessa faixa etária nós somos uma montanha russa emocional. Conto casos reais que vivenciei, alerto para as dificuldades, os problemas dessa faixa etária e sempre em uma linguagem adequada à idade deles”, disse.
Para o professor, que ministra palestras desde 1982 em escolas e empresas, as informações sobre os temas necessitam ser passadas de uma forma menos didática e mais próxima da realidade dos jovens. “Temos que desmitificar algumas questões sobre as drogas e aproximá-las de situações do cotidiano. Por exemplo, que ela faz mal e pode levar a morte todo mundo sabe, mas e as questões sociais envolvidas nisso? Como, por exemplo, ser obrigado a usar drogas para ser aceito em uma galera”.
Eduardo Lopes, professor das turmas que participaram da palestra nesta quinta-feira, elogiou a realização da atividade. “É necessário esse apoio vindo de fora, que não seja nem da escola e nem da família. Acredito que nós, como seres humanos, precisamos ter base, conceitos e valores e este tipo de aprendizado é benéfico.”, afirmou