Estudantes de EJA em Diadema vão ao teatro

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Diadema promove acesso à cultura; estudantes assistem ao espetáculo de dança Azul-Jardim, no Sesc Santo André

  • Data: 06/03/2023 10:03
  • Alterado: 31/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Estudantes de EJA em Diadema vão ao teatro

Estudantes de EJA em Diadema vão ao teatro

Crédito:Roberto Joaquim de Oliveira

Você está em:

Cerca de 120 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas de Diadema Carlos Drummond de Andrade, Dr. José Martins da Silva e Profa. Zilda Gomes dos Reis de Almeida assistiram ao espetáculo de dança contemporânea Azul-Jardim no Sesc Santo André, na noite de sexta-feira (3). A atividade faz parte do projeto Aula-Passeio Na EJA da Secretaria Municipal de Educação de Diadema.

Fábio Rodrigues Lemes, coordenador pedagógico da EJA, explicou que a proposta do projeto “é fazer com que os estudantes tenham acesso aos espaços históricos e culturais da cidade e região, ocupando-os e ampliando as relações de aprendizagem com os conteúdos escolares”. E, num segundo momento, na escola, “os professores discutem com os estudantes as aprendizagens significativas vivenciadas e ampliam e/ou redirecionam as atividades escolares durante o semestre com a participação coletiva”.

O espetáculo Azul-Jardim sintetiza passagens da vida do cineasta inglês Derek Jarman, falecido em 1994, e do bailarino brasileiro Raul Rachou. A direção é de Renan Marcondes, com atuações de Raul Rachou e Rafael Carrion. Em seu último filme, Blue, Jarman, que ficou cego no final da vida, narra sua trajetória existencial sem imagens de pessoas ou paisagens. Suas memórias são destacadas por meio dos diversos significados da cor azul.

Para o coordenador de programação do Sesc Santo André, Leonardo Douglas Nicoletti, a presença dos estudantes da região é bem-vinda numa atividade cultural da instituição. “O Sesc, em suas diversas ações, promove a educação. Acreditamos que uma ação cultural, um espetáculo teatral de dança ou de música, tem esse viés educativo de uma maneira muito potente. E a viabilização disso com o apoio de escolas públicas é muito importante, afirmou.

Os estudantes elogiaram a iniciativa. “Achei legal o espetáculo. Cada vez que eu venho ao teatro, vejo uma coisa nova, uma apresentação diferente. Aprendo muito com isso”, disse Antonio Carlos de Oliveira, da EMEB Carlos Drummond de Andrade. “Foi bem legal. Eu vi muitas coisas. O EJA deve continuar fazendo esse tipo de atividade. Ajuda a incentivar o pessoal e é uma coisa a mais para ficar atenta e voltar outras vezes”, explicou Vera Lúcia da Silva Santos, da EMEB Dr. José Martins da Silva. Já Maria da Conceição, da EMEB Profa. Zilda Gomes dos Reis de Almeida, valorizou o caráter cultural da atividade. “Achei muito interessante. Eu gostei porque a peça conta histórias da vida do ator. É importante ter contato com o teatro. Eu gosto muito de arte”.

A coordenadora pedagógica da EMEB José Martins, Renata Seguchi, destacou a importância da Aula-Passeio na EJA. “Eu acho que é uma oportunidade diferenciada para os estudantes. Eu amei. Ações como essa devem ser repetidas sempre”.

Lemes garante que as atividades não vão parar. A programação vai continuar durante o mês de março para que todos os estudantes das escolas de EJA assistam a um espetáculo no Sesc Santo André.

Compartilhar:
1
Crédito:Roberto Joaquim de Oliveira
1
Crédito:Roberto Joaquim de Oliveira Estudantes de EJA em Diadema vão ao teatro

  • Data: 06/03/2023 10:03
  • Alterado:31/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados