Estudantes da zona leste da capital visitam Diadema
Roteiro incluiu Videomonitoramento, Borboletário, Teatro Clara Nunes, Câmara Municipal, Parque Ecológico, obras do Quarteirão da Educação e Parque Linear Billings e almoço no Bom Prato Eldorado
- Data: 18/09/2023 17:09
- Alterado: 18/09/2023 17:09
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Estudantes da zona leste da capital visitam Diadema
Crédito:Igor Andrade
A brilhante e bem sucedida história de Diadema na construção da cultura de paz, a partir de políticas públicas e participação popular, sempre atraiu muitos olhares e visitantes. Na sexta-feira passada, 15/9, mais uma vez, a cidade abriu suas portas e recebeu com atenção e cuidado, um grupo de 35 estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual (EE) Jardim Iguatemi, no bairro de São Matheus, zona leste de São Paulo.
De acordo com as professoras Mônica Kubo e Luana da Silva Cardoso, responsáveis pelo grupo visitante, a iniciativa faz parte do projeto escolar “São Paulo e Sua Região Metropolitana – Conhecendo Nosso Lugar, Valorizando Nosso Entorno”. O objetivo do plano de estudo é ampliar o horizonte dos estudantes para compreender melhor os problemas e soluções das grandes cidades.
Lançado o desafio, os animados estudantes toparam pegar a estrada e conhecer de perto mais de 30 cidades que formam o conjunto da Região Metropolitana de SP. Mas quando a tarefa é enorme, o segredo é dividir por partes. Por isso, uma turma foi destacada para visitar e estudar sobre Diadema e, posteriormente, apresentar os resultados aos demais alunos.
Roteiro educativo
A atividade se estendeu por toda a sexta-feira. Nesse período, o grupo conheceu espaços e políticas públicas na área de segurança cidadã, meio ambiente e sustentabilidade, educação, cultura e segurança alimentar e nutricional.
O roteiro começou pela Câmara Municipal e continuou na Central Integrada de Monitoramento que conta com 346 câmeras de vigilância em escolas e vias públicas do município. Ligado à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, o serviço é operado pela GCM – Guarda Civil Municipal. No local, os alunos foram recebidos pelo Sub Inspetor GCM Alécio e o secretário Adjunto, Antônio Fonseca.
Demonstrando interesse e vontade de conhecer/aprender, o grupo fez muitas perguntas sobre o funcionamento do Videomonitoramento da cidade. Além de respostas às suas dúvidas, os alunos ouviram um resumo histórico da política de segurança cidadã da cidade.
“O município de Diadema mostrou que segurança pública não é fruto apenas de policiamento armado, mas de uma série de medidas e iniciativas que apontem para uma cultura de paz, como mediação de conflitos, fiscalização de bares, programa adolescente aprendiz e outros. Com isso, a cidade deixou de ser a mais violenta para ser referência às outras”, explicou GCM Alécio.
Em outro ponto de parada, os jovens observaram o compromisso da cidade com a educação pública de qualidade, desembarcando nas obras do futuro Quarteirão da Educação. O equipamento vai concentrar serviços de educação, cultura e esportes, num só endereço.
Na área de meio ambiente, o grupo visitou o Parque Ecológico e a obra de implantação do Parque Linear, às margens da Represa Billings, em Eldorado. Já no Borboletário de Diadema, entrevistaram o biólogo Sandro Santana, fizeram fotos e filmagens, trilhas e interagiram com animais ali cuidados, além de aprender sobre a importância dos insetos para proteção da natureza.
Na passagem pelos serviços da Prefeitura, o grupo contou com o apoio e orientação de Arquimedes Andrade, assessor da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, e Geovana, do Departamento de Participação Popular. A visita também foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Orlando Vitoriano.
Grupo aprova a experiência
A atividade foi inédita, pois nenhum dos visitantes conhecia o município de Diadema. Segundo as professoras Mônica e Luana, a avaliação geral da visita foi muito positiva e possibilitou muitos dados e informações sobre a cidade e sua população. “Nossos estudantes gostaram de tudo que conheceram e aprenderam”, disseram as orientadoras.
Na opinião da aluna Helena Reis, o passeio foi uma atividade rica em conhecimentos novos. “Achei importante poder conhecer outra cidade e ver seus problemas como a questão do esgoto. Também adorei visitar o Borboletário porque foi uma experiência que nunca havia feito antes”, destacou ela.
O estudante Caike Silva também disse que gostou do trabalho escolar. “Nenhum de nós conhecia Diadema e durante todo o trajeto nos sentimos privilegiados e bem acolhidos. Também nos chamou a atenção a boa segurança da cidade com muitas câmeras nas ruas e escolas”, resumiu Caike.
Ao final da visita, a professora Mônica Kubo agradeceu a atenção da Prefeitura e da Câmara e disse que foi muito importante conhecer Diadema por dentro. “Aproveito para expressar nossa gratidão e convidar representantes da cidade para prestigiarem a exposição final dos trabalhos no próximo mês. Na oportunidade, vamos montar uma sala temática sobre Diadema”, adiantou a professora.