Estudantes da UFABC conhecem o trabalho das Coordenadorias de Diadema

Alunos de Políticas Públicas passaram a semana visitando diversas secretarias municipais como parte de estudo de campo

  • Data: 05/05/2023 17:05
  • Alterado: 05/05/2023 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Estudantes da UFABC conhecem o trabalho das Coordenadorias de Diadema

Coordenadoras e coordenador receberam os estudantes e solucionaram dúvidas sobre suas atuações

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

Os alunos do último ano do curso de Políticas Públicas, da UFABC, que passaram a semana conhecendo a fundo o trabalho da Prefeitura de Diadema (como pode ser visto aqui, aqui, aqui e aqui) e chegaram a se encontrar até com o prefeito José de Filippi Jr., estiveram nesta quinta (4) conversando também com as Coordenadorias, como forma de aprofundar seu estudo de campo, principalmente após conversarem com os gestores da Secretaria de Segurança Cidadã.

“A gente achou que seria interessante fazer essa imersão também em outros contextos, ampliar o conceito de Segurança e não observar só a segurança ostensiva, dos guardas e policiais, mas também a parte de prevenção, do cuidado com a população,” explicou o aluno José Vinícius Ribeiro de Campos. “Por isso escolhemos conversar com as Coordenadorias, para compreender como se dá essa amplitude.”

“É um trabalho de formiguinha, mas que precisa ser feito,” afirmou Márcia Damaceno, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. “Na Segurança Cidadã, por exemplo, temos um secretário negro e atuante na luta contra o racismo, o que abre as portas estarmos juntos não só na formação de novos guardas municipais, mas também na formação de gestores e outros funcionários. O racismo é uma questão estrutural, que corrói a sociedade, e por isso nosso trabalho de formação é permanente.”

“As coordenadorias surgiram após muita luta dos movimentos sociais e, de certa forma, estamos aqui também para dar vez e voz a essas populações,” comentou Robson Carvalho, coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades. “Nós somos os olhos, ouvidos e, muitas vezes, a ferida daquele cidadão que está em um momento de desespero, muitas vezes não se sentindo acolhido pelo Poder Público. Nosso papel é justamente fazer esse acolhimento.”

“E é um trabalho transversal, feito em parceria com todas as secretarias,” completou Rafaela Boani, coordenadora de Políticas da Juventude. “Atuamos na Educação, na Saúde, junto aos equipamentos de Cultura e Assistência Social e mesmo na própria Segurança, tanto para capacitar funcionários públicos e auxiliar na elaboração de políticas públicas quanto para entrar em contato direto com a população. A atuação das coordenadorias humaniza o governo.”

Durante a conversa com os coordenadores, os alunos puderam se informar melhor sobre a Casa Beth Lobo e a Patrulha Maria da Penha; as ouvidorias para receber denúncias de racismo, racismo religioso, homofobia e transfobia; as capacitações sobre igualdade de gênero, racial e de direitos da população LGBT e até mesmo sobre os pancadões e a resolução de conflitos em escolas. Também receberam o Almanaque das Coordenadorias e conheceram o projeto Coordenadorias na Rua, que vai levar o trabalho das coordenadorias diretamente à população.

O estudo é parte da disciplina Observatório de Políticas Públicas e os estudantes passaram três meses estudando a Prefeitura antes dessa semana de imersão. O resultado será apresentado nesta segunda-feira (8), na UFABC, com a presença de gestores municipais de Diadema.

Compartilhar:

  • Data: 05/05/2023 05:05
  • Alterado:05/05/2023 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados