Estratégias de superação – Novos caminhões e motores são apresentados pela Scania

Scania apresenta motores otimizados para as normas Proconve 8/Euro 6 e a nova gama de caminhões Super

  • Data: 11/10/2022 11:10
  • Alterado: 11/10/2022 11:10
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Estratégias de superação – Novos caminhões e motores são apresentados pela Scania

Crédito:Divulgação

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Depois da Volkswagen e da Volvo, chegou a vez da Scania apresentar uma prévia das novidades que serão mostradas na Fenatran 2022 – feira de transporte e logística a ser realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, de 7 a 11 de novembro. Como nas concorrentes, a nova linha de caminhões Euro 6/Proconve 8 – adequados à legislação antipoluição que passam a vigorar no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023 – são o destaque. Mas, além das versões devidamente atualizadas das motorizações já existentes, a fabricante sueca anuncia a chegada da gama de caminhões Super, lançada no ano passado na Europa, com o trem de força mais eficiente de sua história. Assim, na sua linha 2023, a Scania terá duas famílias de motores – as versões otimizadas dos motores anteriores e a nova linha Super. Ambas substituirão os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas mesmas cabines P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, lançada no Brasil em 2018.

A nova linha de caminhões Proconve P8/Euro 6 da Scania foi desenvolvida a partir aprimoramentos dos já conhecidos motores de 7,0, 9,0, 13,0 e 16,0 litros, que passam a contar com bomba hidráulica de refrigeração variável, menor por fricção, coletores do turbo e de escape aperfeiçoados e maiores taxas de compressão. Os motores estarão disponíveis com combustão a diesel e a gás (natural, liquefeito e/ou biometano). O sistema de tratamento de gases permanece o SCR (Selective Catalytic Reduction ou redução catalítica seletiva), com o uso do reagente Arla 32, que passa a ter um filtro de particulado DPF para atender à lei Proconve P8. Esse filtro, por sua vez, quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6, aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância. Mantendo a posição de líder de mercado quando o assunto é torque e potência da categoria, as plataformas melhoradas têm opções de 250 a 770 cavalos, sendo que os modelos de 450 e 500 cavalos passam a ficar disponíveis apenas para o segmento de mineração. Também chegam aos caminhões Scania o sistema ADAS 2.0, com o novo sistema de freio de cabeçote CRB de maior potência de frenagem (além do Scania Retarder) e o eixo traseiro RB8856x4, agora com o cardã no formato reto. Segundo a Scania, as evoluções proporcionam até dois por cento de economia de diesel. A ampliação da disponibilidade dos novos caminhões Scania ficará por conta do aumento dos intervalos de troca e de manutenção, os Serviços Conectados, o Scania FIT e o treinamento de motoristas.

á os motores V8 foram atualizados para as mesmas potências usadas na Europa. Dessa forma, ganham as duas novas opções de 660 e 770 cavalos – este o caminhão mais potente do mundo no segmento rodoviário. Em relação ao torque, os motores desenvolvem 335 kgfm (no de 660 cavalos) e 375 kgfm (no de 770 cavalos). Os modelos serão indicados para o transporte de cana-de-açúcar (91 toneladas), rodoviário (74 toneladas), mineração (versão 10×4 no 770) e no de cargas indivisíveis. Os propulsores também estão dois por cento mais econômicos do que a geração Euro 5.

          A nova linha de caminhões Scania P8/Euro 6 é ofertada com as caixas de câmbio Opticruise nos modelos G25CM e G33CM. Primeira caixa automatizada lançada no Brasil, em 2001, a Opticruise foi redesenhada e ganhou uma atualização no software. Outro destaque das novas caixas é o freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que proporciona melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e será oferecido de série para todas as versões da linha P8. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e pode chegar a 850Kw de potência de frenagem. O Retarder mantém sua característica de desengate do trem de força, ou seja, não consome combustível enquanto o veículo roda sem acionamento. Sua utilização deve levar em consideração a aplicação, com base nos fatores operacionais de peso bruto, topografia e velocidade de cruzeiro.

Principal inovação da Scania para a Fenatran, a nova gama de caminhões Super chega alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13,0 litros. Os propulsores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500 e 560 cavalos), que desenvolvem, respectivamente, torques de 235 kgfm, 255 kgfm, 265 kgfm e 285 kgfm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 15,5 kgfm em relação à geração atual e de 10,5 kgfm na versão de 560 cavalos. Por falar nele, o modelo R 560 Super de 285 kgfm será o pesado de motor 13,0 litros de maior torque da categoria. O propulsor Super traz ainda o aumento da pressão de pico no cilindro para 250 bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbocompressor.

Outro benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. Chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. Para a nova linha Super, a Scania afirma que é possível obter até oito por cento de redução de consumo em relação à geração anterior. O sistema de tratamento de gases Euro 6 SCR passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente Arla 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel para atender à lei Proconve P8. A identificação da marca “Super” na cabine estará nas laterais das portas e na parte superior da grade dianteira, abaixo do nome “Scania”.

Além das novas motorizações Proconve 8/Euro 6 e da linha Super, a Scania apresentará na Fenatran uma nova empresa, a Scania Locação, que entrará no ramo de aluguel de caminhões no Brasil. A abertura das operações será na própria Fenatran, e as primeiras entregas serão a partir de fevereiro de 2023. Na fase inicial, serão disponibilizados os caminhões da nova linha P8/Euro 6, incluindo a gama movida a gás natural e/ou biometano.

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