Estilo em movimento
Representante da faceta mais sofisticada da Toyota, o Harrier mistura as linhas de um SUV com as de um cupê
- Data: 20/04/2020 09:04
- Alterado: 20/04/2020 09:04
- Autor: Daniel Dias
- Fonte: AutoMotrix
Toyota Harrier
Crédito:Divulgação
Em 1997, a Toyota abriu um novo campo para os utilitários esportivos ao propor o Harrier, um SUV urbano com características de cupê. Agora, o modelo apresenta sua quarta geração, destacando uma inédita versão híbrida e também se distanciando mais do “gêmeo” RX da Lexus, a divisão de carros de luxo da Toyota. Montado sobre a plataforma modular TNGA, que além do RX é compartilhada com o RAV4, o novo Harrier Hybrid mantém suas linhas fluidas e equilibradas. Mais do que nas gerações anteriores, se coloca em um segmento superior em comparação ao RAV4.
Com 4,74 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,66 metro de altura e 2,69 metros de entre-eixos, o Harrier 2021 tem faróis full-led e grade retangular com aplique metalizado no logotipo da marca. O para-choque tem grade centralizada com molduras laterais verticais. Pequenos faróis auxiliares de neblina em leds ficam quase ocultos na parte inferior da proeminente e sinuosa frente do carro. O novo Harrier é equipado com motor 2.5 Dynamic Force de 218 cavalos associado ao câmbio CVT. Na versão com tração integral, conta com um motor elétrico acoplado ao eixo traseiro, dando ao SUV urbano uma potência combinada de 222 cavalos.
No interior, o Harrier incorpora vários elementos com o RAV4. O Espelho Interno Digital, usado pela primeira vez pela Toyota, permite gravar imagens da parte frontal e da traseira do veículo enquanto ele está em movimento. O híbrido tem uma tomada de 100 volts de corrente alternada e 1.500 watts como se fosse uma tomada comum de casa e também dá o poder ao veículo de ser utilizado como gerador de energia em um possível blecaute da rede pública ou em momentos de emergência. O Harrier conta ainda com um sistema de navegação SD T-Connect com tela sensível ao toque TFT de 12,3 polegadas aberta para conectar aplicativos de smartphones e espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto. Com sistema de som JBL Premium, o Harrier 2021 dispõe de ar-condicionado dual zone, botão de partida e cluster análogo-digital com display central ampliado. O SUV tem acabamento de portas, console e bancos em couro marrom e em um tom de cinza.
O novo Harrier vem com o Toyota Safety Sense, que emprega um sistema de segurança de pré-colisão para detectar pedestres durante o dia e à noite, e ciclistas somente com a luz do Sol. É totalmente equipado com dispositivos de segurança para a tranquilidade de todos a bordo, como o sonar de afastamento inteligente com freios de estacionamento que ajuda a reduzir ou mitigar os danos causados por batidas em baixa velocidade dentro de vagas apertadas de alguns condomínios ou mesmo nos concorridos estacionamentos dos grandes shopping centers.
Teto solar panorâmico e o pacote ADAS (piloto automático adaptativo, alerta de faixa e ponto cego, frenagem automática de emergência, detector de pedestres e alerta de tráfego cruzado) fazem parte dos itens de série. O Harrier Hybrid traz ainda espelho interno digital (com uso de câmera) e freio de estacionamento com radar para monitorar veículos próximos ou em aproximação. Com uma área envidraçada ampla e uma linha de cintura elevada, o SUV urbano da Toyota tem lanternas em leds estreitas e ligadas entre si, sobre a tampa do bagageiro. Por ter uma saliência nessa tampa do porta-malas, cria uma impressão visual de um para-choque elevado. A base tem dois escapes cromados e luzes de ré e neblina.
O Harrier tem uma vista frontal enfatizando seu estilo destemido por meio da continuidade das linhas que fluem da grade superior dianteira até os faróis. As luzes de circulação diurna em formato de “L” duplo têm como função dar uma identidade própria ao SUV urbano e permitem que ele seja facilmente distinguido à distância. Apesar de uma estrutura simples, o perfil do carro oferece uma seção transversal que muda dinamicamente e, ao mesmo tempo, dá uma sensação de movimento, mesmo o veículo parado. A combinação de uma cabine de cupê estreita com caixas de rodas semelhantes às de esportivos conferem à traseira um estilo agressivo e robusto.