Estátua do Borba Gato vai ganhar a companhia do monumento Marco da Paz na Zona Sul de SP

Fruto de iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a inauguração acontece neste domingo (10/04), às 10 horas

  • Data: 08/04/2022 20:04
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACSP
Estátua do Borba Gato vai ganhar a companhia do monumento Marco da Paz na Zona Sul de SP

Estátua do Borba Gato

Crédito:ALESP

Você está em:

A cidade de São Paulo vai ganhar um novo monumento a partir deste domingo (dia 10). Com iniciativa da Distrital Sul, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Marco da Paz será inaugurado entre as avenidas Adolfo Pinheiro e Santo Amaro, bem em frente à estátua do Borba Gato, com o objetivo de promover a cultura da paz na região.

O Marco da Paz foi criado em 1999 pelo ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi, que viveu na Itália até os 12 anos. Naquele ano, Luigi realizou seu objetivo de promover a fraternidade entre os povos e o ideal por um mundo mais pacífico, quando inaugurou o primeiro monumento no Pátio do Colégio, no Centro Histórico da capital paulista.

Hoje, o monumento já está presente em 36 localidades espalhadas pelo Mundo. Há Marco da Paz em várias cidades do interior de São Paulo, na Itália, na Argentina, no Uruguai e, até mesmo, na China.

Luigi, que estará presente na inauguração do monumento na Zona Sul de São Paulo, decidiu lutar pela paz depois de ter presenciado, na Europa, os horrores da Segunda Guerra Mundial.

Seu trabalho de espalhar a fraternidade pelo planeta é reconhecido internacionalmente. O italiano acaba de ser indicado para o Nobel da Paz e, recentemente, recebeu também o prêmio Latino-americano em Humanidades (2022).

A inauguração do Marco da Paz, na Avenida Adolfo Pinheiros, que vai ocorrer às 10 horas deste domingo, deverá contar com a presença de autoridades do município, como o prefeito Ricardo Nunes, e com o presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto.

“Queremos que as pessoas, ao entrar em Santo Amaro, vejam este monumento e sintam a energia da paz”, disse Antonio Souza, diretor Superintendente da Distrital Sul.

Nunes será homenageado com uma réplica do Marco da Paz. O monumento é uma estrutura formada por um arco com pedras claras, uma pomba com a inscrição “pax” e um sino de cobre. O tamanho varia de monumento para monumento, de acordo com o local da instalação, mas costuma ter no mínimo quatro metros de altura por três de largura.

Compartilhar:

  • Data: 08/04/2022 08:04
  • Alterado:17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACSP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados