Estado de São Paulo bate recorde de avaliação de Fluência Leitora
Em 5 dias, mais de 165 mil crianças das redes municipais e estadual participaram da avaliação que permite elaboração de estratégias para alfabetização
- Data: 28/06/2023 08:06
- Alterado: 28/06/2023 08:06
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Crédito:Reprodução
Em uma semana de prova, mais de 165 mil alunos, cerca de 36% do total de estudantes matriculados no 2º ano no estado de São Paulo, realizaram a avaliação Fluência Leitora. A prova está sendo aplicada desde o dia 20 de junho para toda a rede pública e as diretorias das escolas têm até o próximo dia 10 de julho para concluir o processo. Mais de 511 cidades aderiram a avaliação em suas redes municipais. A ação analisa o desempenho individual dos estudantes na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas em todo o processo de alfabetização.
A avaliação ocorre de forma presencial, com o objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos. Durante o processo, os professores vão gravar a leitura pelo celular, pelo aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que também disponibilizará os cadernos de provas para impressão na plataforma online. Depois, os áudios serão avaliados para que haja um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.
Essa atividade prática permitirá avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura. Esse processo está sendo conduzido por professores do ensino fundamental e ou outros profissionais pedagógicos disponíveis na escola.
A avaliação de fluência em leitura é apenas uma das várias ações realizadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, que busca fortalecer a colaboração entre o Estado, os municípios, as equipes educacionais e as comunidades escolares. O objetivo comum é garantir a alfabetização na idade apropriada de todas as crianças paulistas.