Estado abre consulta pública para o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes
Indicações para as 15 categorias pode ser feita por formulário eletrônico até o dia 15 de novembro
- Data: 23/10/2020 13:10
- Alterado: 23/10/2020 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza até 15 de novembro consulta pública para que a população possa fazer indicações nas 15 quinze categorias do Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2020. Os vencedores serão anunciados e receberão R$ 30 mil cada no evento Premiações da Cultura de São Paulo, previsto para 9 de março de 2021.
Na ocasião, os cidadãos e cidadãs podem indicar quem deve receber em 2020 as medalhas Tarsila do Amaral (para profissionais que se destacam no campo das artes) e Mário de Andrade (letras). As indicações poderão ser feitas por formulários eletrônicos disponíveis no site da Secretaria até o dia 15 de novembro. Para acessá-los, é só clicar no link: http://www.cultura.sp.gov.br/premio-governador-do-estado-para-artes-recebe-indicacoes-para-edicao-2020/
Desde 2019, o prêmio passou a contemplar 15 categorias: Museus, equipamentos e centros culturais; Patrimônio cultural material e imaterial; Grupos, companhias e corpos estáveis; Cultura popular e tradicional; Cultura urbana; Empreendedorismo cultural e criativo; Inovação e tecnologia em arte e cultura; Estudos e pesquisas em cultura e economia criativa; Mostras, festivais, mercados e eventos culturais; Produção cultural independente; Inclusão, diversidade e acesso à cultura; Formação e capacitação; Livro, leitura e bibliotecas; Comunicação cultural; Iniciativas culturais para crianças e adolescentes.
As indicações para a 11a edição do prêmio devem levar em conta realizações nas áreas acima no biênio 2019/2020. Já as indicações para as medalhas devem levar em conta a trajetória profissional de cada indicado e seu histórico de contribuições para o desenvolvimento da cultura de São Paulo e a projeção do Estado no Brasil e no exterior.
“O prêmio e as medalhas Tarsila e Mario são homenagens do Governo do Estado aos profissionais da arte, da cultura e da economia criativa de São Paulo”, explica Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. “Trata-se de uma forma de reconhecer e valorizar quem tanto contribui para São Paulo com seu talento e seu esforço.”
A etapa de consulta pública é realizada pela primeira vez nesta edição. A segunda etapa começará no dia 16 de novembro e será feita por membros do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa; do Condephaat; da Comissão de Análise de Projetos do ProAC Expresso ICMS e do Conselho de Gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Cada membro poderá fazer duas indicações por categoria do prêmio e 6 indicações para as medalhas.
Na terceira etapa, uma comissão formada pelo Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; pela Secretária-Executiva de Cultura e Economia Criativa, Claudia Pedrozo; pelo Presidente do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa, Eduardo Saron; pelos Vice-Presidentes do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa, Ismael Ivo e Fernanda Feitosa; pelo Presidente do Condephaat, Carlos Faggin; pelo Presidente do Conselho de Gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Roberto Teixeira da Costa; e pela Presidente da Comissão de Análise de Projetos do ProAC Expresso ICMS, Valéria Rossi, escolherão entre os indicados na primeira e na segunda etapas os cinco finalistas em cada categoria do prêmio; e 30 nomes para cada medalha.
Na etapa final, o Secretário de Cultura e Economia Criativa, o Presidente do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa e o Governador do Estado de São Paulo apontarão o ganhador em cada categoria. E os nomes a serem submetidos ao Conselho de cada medalha para deliberação final.
O formulário para quem quiser enviar indicações na consulta pública para o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes 2020 e para a Medalha Tarsila do Amaral e a Medalha Mário de Andrade é http://forms.gle/vmSERmtmpr588kj4A.
Criado na década de 1950, o então Prêmio Governador do Estado para as Artes foi interrompido nos anos 80 e retomado em 2010 pela Secretaria da Cultura do Estado, que incluiu novas categorias. Em 2019, foi totalmente reformulado para ganhar mais transversalidade em relação às diversas áreas que formam o campo da cultura e da economia criativa.