Estações da Linha 4-Amarela recebem exposição Beleza não Tem Peso
Objetivo é quebrar paradigmas e reforçar a autoestima e a beleza
- Data: 09/11/2022 09:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: ViaQuatro
Exposição ficará em novembro na Estação São Paulo-Morumbi e
Crédito:Divulgação
Durante todo o mês de novembro, a Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela ganhará uma nova exposição com fotos do projeto Beleza Não Tem Peso. O objetivo é quebrar paradigmas e reforçar a autoestima e a diversidade da beleza.
Em seguida, em dezembro, a exposição vai para a Estação Paulista também da Linha 4-Amarela.
O projeto foi idealizado pela ONG Obesidade Brasil, a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade, em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo.
Em outubro, a estação São Paulo-Morumbi recebeu um camarim para a realização de uma sessão de fotos de homens e mulheres com obesidade, com o objetivo de reforçar a autoestima e a beleza de todos. Com a melhora da autoestima, a intenção é que as pessoas busquem cuidar mais da saúde e entendam a importância do tratamento da obesidade.
As fotos desta sessão de outubro integram a exposição. Todas terão um QRCode que direcionará as pessoas para a página do evento no site da ONG Obesidade Brasil, no qual serão incluídas outras fotos inéditas e um material com informações completas sobre o projeto.
Entre os profissionais que fizeram parte da ação estavam maquiador e cabeleireiro, fotógrafo e assistente de produção para a produção das fotos, além da equipe da ONG Obesidade Brasil: a psicóloga Andrea Levy, presidente, e os cofundadores e coordenadores, Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga do Hospital Israelita Albert Einstein e o cirurgião bariátrico, Dr. Carlos Schiavon.
“Nessa ação quisemos demonstrar aos convidados e a todo o público que passou pela estação no dia, as possibilidades e oportunidades de exaltar a beleza de todas as pessoas e reforçar sua autoestima, seja qual for o seu estereótipo e o seu tipo de corpo”, diz Andrea Levy, presidente da ONG. “A melhora da autoestima aumenta a adesão e a busca de tratamento dessa doença crônica, que é a obesidade”, completa a Dra. Andrea Pereira, coordenadora e médica nutróloga.
Uma das modelos, Ivanilde Santos, 61 anos, conta que se sentiu uma verdadeira artista ao integrar a sessão de fotos. “Fiquei muito feliz em participar desse projeto maravilhoso que foi totalmente diferente do meu dia a dia, da minha vida. Eu nunca me maquiei na minha vida, foi a primeira vez! Me senti feliz, alegre e mulher. Saber que não tem idade e não tem peso para a gente se sentir bonita. Vou levar toda a minha família para a estação para verem as minhas fotos”, relata.
Já para Sandra Gonçalves, 52 anos, a exposição teve um significado ainda mais marcante. “Sempre tive que cuidar do meu peso desde os 11 anos de idade. Sou paciente oncológica desde 2013 e por conta do tratamento de câncer tem sido uma briga bem feia com a balança, mas entendi que eu posso viver, posso me divertir, posso fazer as coisas que eu gosto mesmo estando gordinha e que isso não é romantizar ou ‘glamourizar’ a obesidade”, conta.
“Ações como esta reforçam que nosso papel vai além de transportar pessoas. Contribuímos para promover responsabilidade social e disseminar informação aos milhares de passageiros que circulam diariamente pela Linha 4-Amarela. Isso é mobilidade humana”, afirma Juliana Alcides, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.