Estações da CPTM recebem ação em referência às campanhas Junho Vermelho e Laranja

Ações têm como objetivo incentivar a doação de sangue e conscientização sobre anemia e leucemia; além de oferecerem serviços de saúde ao passageiro

  • Data: 10/06/2024 11:06
  • Alterado: 10/06/2024 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM
Estações da CPTM recebem ação em referência às campanhas Junho Vermelho e Laranja

Crédito:Governo de SP

Você está em:

Nesta terça-feira (11/06) e quarta-feira (12/06), as estações Dom Bosco e Guarulhos CECAP da CPTM recebem ação em referência ao Junho Vermelho e Laranja. As campanhas do mês de junho dirigem-se à informação e prevenção sobre a saúde do sangue: a importância da doação de sangue e conscientização sobre anemia e leucemia

Na Estação Dom Bosco, a ação ocorre na terça-feira (11), em parceria com a Proz Educação, da 9h às 12h, das 13h às 16h e das 19h às 22h.

Já na Estação Guarulhos CECAP, o evento ocorre na quarta-feira (12), das 8h às 12h e das 13h às 21h, em parceria com o Grau Técnico.

Nos dois dias, serão ofertados serviços de saúde como aferição de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e teste de glicemia capilar em pessoas diabéticas ou com histórico de diabetes na família (limitados a 100 por estação).

Além dos atendimentos de saúde, também serão oferecidas orientações sobre a doação de sangue, com forma de incentivo à contribuição dos passageiros com os bancos de sangue locais, além de informações sobre diagnóstico, prevenção e riscos da anemia e da leucemia.

Junho Vermelho

Mundialmente, junho é o mês de conscientização sobre a doação de sangue, porque se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue em 14/06. O movimento mundial incentiva a doação voluntária e alerta a população sobre a importância vital de manter estoques seguros de sangue para atendimentos emergências e cirurgias eletivas.

Apesar de ser fundamental para salvar vidas, a doação ainda não é uma iniciativa com adesão da maioria da sociedade. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil apenas 1,9% da população é doadora de sangue. É ideal que ao menos 3% seja doadora.

Principais pré-requisitos para ser doador voluntário de sangue:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
  • Intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
  • Pesar mais do que 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses; Não estar grávida ou amamentando;
  • Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
  • Não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
  • Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, aids, hiv, htlv i/ii);
  • Não ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano;
  • Não ter tido malária;
  • Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento.

Junho Laranja

Realizada no mês do Dia Mundial do Doador de Sangue, a campanha Junho Laranja alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, a prevenção e os riscos das doenças do sangue, especialmente anemia e leucemia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a anemia como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do necessário, resultado da ausência de um ou mais nutrientes essenciais. Crianças, gestantes e lactantes são o público mais afetado pela doença.

A anemia ferropriva é a mais comum, causada pela deficiência de ferro. Mas, as causas são variadas, podendo ser provocadas pelas deficiências de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. A anemia é um alerta sério de que existe um problema que precisa ser investigado.

Cansaço, falta de apetite, palidez de pele e mucosas, indisposição são alguns dos sintomas da doença. Em crianças, a dificuldade no aprendizado e a apatia também são sintomas.

Já a leucemia, de acordo com Inca (Instituto Nacional de Câncer), é uma doença maligna dos glóbulos brancos. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Os dados do Inca indicam que mais de 10 mil pessoas são diagnosticadas por ano com a doença.

O diagnóstico precoce da doença possibilita melhores resultados no tratamento, os principais sintomas são: palidez, cansaço, febre, aumento de gânglios, infecções persistentes ou recorrentes, hematomas, petéquias, sangramentos inexplicáveis, aumento do baço e do fígado. Com a suspeita da doença, o paciente deve realizar exames de sangue e ser encaminhado para o médico especialista, o hematologista.

A doença pode ser crônica, que se desenvolve lentamente, ou aguda, que costuma piorar de forma mais rápida. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo as mais comuns: leucemia mielóide aguda, leucemia mielóide crônica, leucemia linfocítica aguda e leucemia linfocítica crônica.

Serviço

Campanha Junho Vermelho – Incentivo à Doação de Sangue – e Laranja – Conscientização sobre anemia e leucemia

Local: Estação Dom Bosco, linha 11-Coral
Data: terça-feira (11/06)
Horários: 09h às 12h, 13h às 16h e das 19h às 22h

Local: Estação Guarulhos CECAP, linha 13-Jade
Data: quarta-feira (12/06)
Horários: 08h às 12h e 13h às 21h

Compartilhar:

  • Data: 10/06/2024 11:06
  • Alterado:10/06/2024 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados