Estação Tatuapé recebe ação de conscientização sobre cuidados com idosos

Passageiros poderão medir a pressão arterial, fazer testes de equilíbrio, circuito de obstáculos, assistir apresentação de grupo de teatro e receber orientações para evitar quedas

  • Data: 13/06/2022 15:06
  • Alterado: 13/06/2022 15:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Metrô
Estação Tatuapé recebe ação de conscientização sobre cuidados com idosos

Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Você está em:

Nesta terça-feira (14), das 10h às 15h, quem estiver embarcando na estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha do Metrô, terá oportunidade de participar de uma série de ações promovidas pelo Metrô, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho.

Com atenção especial e individualizada aos idosos, todos os passageiros poderão realizar a aferição da pressão arterial, testes de equilíbrio e participar de um circuito com obstáculos. Eles serão orientados por alunos do curso de Medicina e Fisioterapia da UNICID, acompanhados pelos docentes da Instituição, sobre prevenção, perigos e consequências ocasionados por lesões decorrentes de quedas, além de receberem informações sobre a utilização correta de elevadores e escadas rolantes.

Aproveitando o evento, os estudantes também irão ressaltar a importância do Movimento Circular Universitário – MUC, projeto que tem como objetivo a doação e empréstimos de órteses, para ajudar pessoas com dificuldade de locomoção. Dessa forma, em parceria com o Metrô, arrecadarão alguns equipamentos como cadeiras de rodas, muletas, entre outros.

Os passageiros ainda poderão acompanhar uma apresentação de um grupo de teatro do Polo Cultural da Terceira Idade, da Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, da SMDHC. A peça dura aproximadamente dez minutos e convida o espectador a refletir sobre transformar sentimentos e valores dentro de si, conscientizar sobre a queda e a violência da pessoa idosa, compartilhar e vivenciar grandes emoções. Em seguida, o grupo realiza uma roda de reflexão com o público.

Há 20 anos o Metrô desenvolve ações com o público idoso no Programa Experiente Cidadão. Na semana passada, no Programa de Melhores Práticas de Mobilidade Urbana 2020/2021, com participação dos metrôs da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica e México, o Metrô de São Paulo foi premiado pela UITP – Associação Internacional do Transporte Público – por duas iniciativas, dentre elas a Campanha SouMaisSessenta, com ações de fomento contra o idadismo- preconceito ao idoso.

A iniciativa programada para acontecer amanhã faz parte de uma série de ações de valorização e protagonismo da pessoa idosa e debates sobre questões relacionadas ao envelhecimento e longevidade, da 1ª Jornada Longevidade, realizada em parceria com a SMDHC e USP 60+.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que há uma queda para cada três indivíduos com mais de 65 anos e que um em vinte desse universo já sofreu fraturas ou necessitou de internação. Com o surgimento da pandemia, intensificou-se o preconceito contra os idosos, trazendo à tona comportamentos discriminatórios contra esse público em todos os âmbitos da sociedade.

Compartilhar:

  • Data: 13/06/2022 03:06
  • Alterado:13/06/2022 15:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Metrô









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados