Estação Tamanduateí apresenta exposição Novembro Azul – Jornada de Saúde do Homem

Localizada no Mezanino da Estação, a mostra conta com 10 telas do artista Rinaldo Escudeiro – gratuita e aberta ao público

  • Data: 06/11/2023 15:11
  • Alterado: 06/11/2023 15:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM
Estação Tamanduateí apresenta exposição Novembro Azul – Jornada de Saúde do Homem

Crédito:Divulgação

Você está em:

As pessoas que circularem pela Estação Tamanduateí, que atende a Linha 10-Turquesa, poderão apreciar a exposição Novembro Azul – Jornada de Saúde do Homem, entre os dias 7 e 17 de novembro, que reúne imagens das fases da saúde masculina, começando pela infância, tendo a mulher como inspiração, referência e modelo de cuidado. A exposição é assinada pelo artista Rinaldo Escudeiro com produção artística de Maurício Coutinho.

A mostra acontece no mês de conscientização da saúde integral do homem. Localizada no mezanino da estação, é gratuita e aberta ao público. Em cada tela há informações e recomendações médicas sobre como levar uma vida mais saudável, fazendo um alerta também sobre a saúde mental.  A exibição é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, que busca conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde masculina para a detecção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens no país.

Campanha Novembro Azul 2023

Inspirado no movimento criado nos países de língua inglesa, conhecido como MOVEMBER, que vem de Moustache November (Novembro de Bigode), e em analogia ao Outubro Rosa – campanha internacional de combate ao câncer de mama -, há pouco mais de uma década foi criado, no Brasil, o Novembro Azul, idealizado para conscientizar a população em relação ao câncer de próstata, o tumor maligno que mais acomete os homens (excetuando os cânceres de pele não-melanoma) e o segundo que mais mata.

No Brasil, segundo dados do INCA, foram diagnosticados mais de 65.000 casos em um ano e se estima que a doença tenha provocado quase 16.000 óbitos, no período de 12 meses. “Infelizmente, até o momento, não temos evidência científica sólida que determine como evitar o desenvolvimento desta neoplasia. Entretanto, estudos científicos apontam para uma série de medidas de estilo de vida e alimentação que podem ser adotas com o intuito de reduzir este risco: uma dieta pouco calórica e com pouca gordura saturada, rica em frutas e vegetais, e com pouco consumo de produtos processados, açúcar, laticínios e carne vermelha, associada à prática de atividade física, já se mostrou importante na prevenção de inúmeros tumores e há indícios de que também pode ser útil no combate ao câncer de próstata. A obesidade, por exemplo, está relacionada com formas mais agressivas desta afecção. Costumo dizer que aquilo que faz bem ao coração, também faz bem à próstata!”, diz o urologista e atual presidente da SBU-SP, Dr. Marcelo Wroclawski.

De acordo com o médico, na maioria das vezes, não se busca a prevenção do câncer de próstata quando se procura o urologista para o exame de rotina. “O que queremos é a detecção precoce, uma vez que o estadiamento está intimamente relacionado ao prognóstico. Menos de 1% dos homens que possuem um tumor localizado ao diagnóstico, ou seja, aquele que se encontra restrito à próstata, morrerão por causa da doença em cinco anos. Por outro lado, quando a doença é encontrada já em estágios mais avançados, com metástase, a sobrevida em cinco anos é em torno de 30. Felizmente, mais de 70% dos casos são descobertos nas fases mais iniciais. Portanto, o famoso ditado popular “quem procura acha!” está correto, apesar de incompleto. A meu ver, a frase mais adequada seria “quem procura acha, enquanto dá tempo de curar”!”, finaliza o médico.

Serviço

Exposição Novembro Azul – Jornada de Saúde do Homem

Local: Estação Tamanduateí – Linha 10-Turquesa da CPTM

Data: de 7 a 17 de novembro

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 06/11/2023 03:11
  • Alterado:06/11/2023 15:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados