Estação Capuava, na Linha 10-Turquesa da CPTM, será reaberta em 15/04
Reforma da estação prossegue; serviço Paese será desativado no dia anterior
- Data: 13/04/2022 09:04
- Alterado: 17/08/2023 06:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Imagem Ilustrativa
Crédito:Divulgação/CPTM
A Estação Capuava, na Linha 10-Turquesa, será reaberta aos passageiros na próxima sexta-feira, 15 de abril, após ficar fechada por três meses para obras de modernização e acessibilidade. A reforma da estação prossegue, mas os trens voltarão a realizar paradas nessa estação, localizado no município de Mauá.
O serviço Paese, que funcionou durante todo o período em que a estação esteve fechada, será desativado ao final da operação de quinta-feira (14/04).
Quando a estação for reaberta, às 4h da manhã, os passageiros poderão observar o novo piso nas plataformas, com alertas de sinalização, além de um novo sistema de iluminação e CFTV, sonorização e comunicação visual.
“Também finalizamos uma nova rede de coleta de águas pluviais proveniente das plataformas e executamos a fundação para nova cobertura das plataformas, além da instalação de toda a estrutura metálica das coberturas das plataformas 1 e 2 e uma nova rede de combate a incêndio”, explica Pedro Moro, Presidente da CPTM.
O Diretor de Engenharia e Obras, Marcelo Machado, destaca ainda a execução de infraestrutura de sistemas nas plataformas e a reconstrução de duas escadas de acesso à passarela e a colocação de um novo piso em 50% da passarela. “Mas, mesmo com esses avanços, as obras continuam até o final do segundo semestre deste ano, quando a estação será entregue totalmente reformada e acessível”, complementa.
As obras de melhoria da Estação Capuava ainda preveem: tratamento das estruturas metálicas das plataformas e de concreto; novo prédio de apoio com vestiários, sanitários, copa e depósitos de materiais; novo sanitário público; cabine de entrada de energia, grupo gerador e transformador; instalações elétricas de sistemas de baixa e média tensão; construção de rede coletora de águas pluviais e esgoto; adaptação das áreas internas administrativas; instalação de 2 elevadores (lado sul outro lado norte); execução de rota tátil direcional; novos bloqueios acessíveis; nova comunicação visual; e adequação do entorno às normas de acessibilidade.
Seguindo o planejamento da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) que prevê o fechamento das bilheterias físicas de todas as estações de trens e metrô, a Estação Capuava será reaberta com totens de autoatendimento para a compra dos bilhetes.
Locais de compra do Bilhete Digital QR Code:
WhatsApp oficial TOP (11 3888-2200) – Todo o processo da compra é dentro do próprio WhatsApp. O passageiro sai da tela do WhatsApp apenas no momento de realizar o pagamento no site ou no app do banco. Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: PIX
Aplicativo TOP – Para utilizar esse meio de pagamento, basta baixar o Aplicativo TOP na: Google Play e Apple Store
A forma de pagamento aceita nesta modalidade é Crédito e Débito (consulte no app as bandeiras aceitas).
Máquinas de Autoatendimento (ATM) – Espalhadas nas estações e que contam com apoio da equipe do “Posso Ajudar”, time de pessoas treinado para esclarecer dúvidas, durante todo o horário de funcionamento da estação. A forma de pagamento aceita é Débito.
Estabelecimento Comerciais Parceiros – Mais de 8 mil pontos comerciais. Ação que faz com os passageiros possam se programar e comprar a passagem perto da sua residência ou local de embarque. São aceitas pagamento em dinheiro, débito e crédito (consulte no local a forma aceita). Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site boradetop?com?br e são sinalizados com materiais de comunicação “Aqui tem TOP”.
Melhorias na Linha 10-Turquesa
Além da Estação Capuava, outras três estações da Linha 10-Turquesa estão em obras: Prefeito Saladino (em fase de desforma de vigas e blocos do banheiro público, além de escavação para execução de banco de dutos; São Caetano (em fase de construção de uma nova rampa de acessibilidade no lado norte da estação, para posteriormente ser iniciada a construção dos sanitários públicos); e Utinga (em fase de adequações na passarela existente).
A nova estação Rio Grande da Serra foi anunciada e será erguida em um local escolhido para promover maior mobilidade à população. A nova estação ferroviária, que fará integração com o terminal municipal de ônibus, terá o projeto executivo doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.
Ao longo dos últimos três anos, a Linha 10 — Turquesa, hoje parte do Serviço 710 (que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí sem a necessidade de transferência no Brás) recebeu intervenções que melhoraram expressivamente a qualidade do serviço oferecido aos passageiros. Todo o esforço das áreas envolvidas no upgrade resultou na redução em 13 minutos do tempo de viagem, que passou de 56 minutos, em 2018, para 43 minutos no final de 2021.
Para alcançar este objetivo, a Diretoria de Operação e Manutenção criou vários grupos de trabalho (GT) para analisar e propor melhorias, estimulando a criatividade de seus colaboradores na busca de soluções para elevar a performance da linha.
Entre as soluções encontradas, uma simples e eficaz foi a passarela móvel implantada na estação São Caetano, em novembro passado, medida que aumentou a velocidade dos trens no sentido Brás.
No decorrer de 2021, outras ações otimizaram a velocidade dos trens na entrada das estações. Em paralelo, o tempo de parada nas plataformas foi readequado para 30 segundos nas estações maiores e 15 segundos nas menos movimentadas.
Outra ação fundamental foi a modernização da frota, iniciada em 2019. Além disso, em 2020, o Expresso Linha 10, serviço que liga nos horários de pico as estações Santo André e Tamanduateí, com uma parada em São Caetano, também passou a operar no sentido Tamanduateí-Santo André. A medida praticamente dobrou de 17 para 33 o número de viagens realizadas nos picos da manhã e tarde.
A CPTM também concluiu o projeto de iluminação das 13 estações que atendem a Linha 10-Turquesa. As lâmpadas fluorescentes foram substituídas pela tecnologia LED — de alta eficiência energética. O LED é extremamente vantajoso em comparação aos demais tipos de lâmpadas já que é mais econômico, eficiente e tem maior durabilidade.