Espetáculo sobre Lima Barreto chega a Mogi das Cruzes
Espetáculo inédito em Mogi das Cruzes, integra o projeto 100 anos sem Lima Barreto, e terá duas apresentações grátis, dias 25 e 26/11
- Data: 21/11/2022 10:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Traga-me a Cabeça de Lima Barreto
Crédito:Divulgação
Inspirada na obra de Lima Barreto, especialmente em Diário Íntimo e Cemitério dos vivos, Traga-me a cabeça de Lima Barreto é um monólogo teatral, com interpretação de Hilton Cobra, autoria de Luiz Marfuz e direção de Onisajé (Fernanda Júlia), que reúne trechos de memórias impressas em suas obras, entrecruzadas com livre imaginação.
O texto fictício tem início logo após a morte de Lima Barreto (interpretado por Hilton Cobra), quando eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias – romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios – se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”.
Criada no Rio de Janeiro em 2001 pelo ator Hilton Cobra, a Cia dos Comuns é um grupo de teatro formado por artistas negros/as com a missão artística e política de desenvolver uma pesquisa que possibilite maior conhecimento da cultura afro-brasileira.
Galpão Multiuso
Sexta e Sábado, dias 25 e 26/11, 20h. Grátis!
Retirada de ingressos com 1h de antecedência
LIMA BARRETO: UM CRÍTICO ATUAL
Escritor esquecido por anos pela crítica oficial, a vida e a obra de Lima Barreto (1881-1922) vêm sendo, estudadas por pesquisadores e artistas. Caracterizada pela crítica às estruturas desiguais do país, a obra do pensador nascido no Rio de Janeiro mergulha em temas como o preconceito racial e a difícil inserção da população negra na sociedade brasileira. Em comemoração ao centenário de sua morte, o projeto 100 anos sem Lima Barreto, acontece até 9/12, no Sesc Mogi das Cruzes com palestras, oficinas, cursos e espetáculos que trazem à atualidade seu pensamento e crítica à permanência dessas problemáticas.
DESTAQUES DESSA PROGRAMAÇÃO:
Dia 22/11, terça, 20h, Crônicas Barretianas, uma Palestra com Cidinha da Silva.
Dias 25 e 26/11, sexta e sábado, 20h: espetáculo Traga-me a Cabeça de Lima Barreto, com a Hilton Cobra e a Cia dos Comuns.
Dia 02/12, sexta, 20h – Sarau Cenopoético: Lima e novos Barretos, com Jô Freitas e convidados
Composto por artistas Mogianos, o Sarau Lima e novos Barretos discute a importância de Lima Barreto no contexto atual. Com microfone aberto ao público, as artistas explorarão a poesia e a música de maneira cenopoética para evidenciar esses novos “Limas Barreto” partindo da pergunta: quais são as nossas narrativas?
Saiba mais em 100 anos sem Lima Barreto