Espetáculo e homenagens marcam os 35 anos do Teatro Singular
Os convidados foram recepcionados com uma exposição fotográfica, com a curadoria da fotógrafa Sueli Almeida
- Data: 15/10/2024 15:10
- Alterado: 15/10/2024 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: Singular
O fundador do grupo, Marcelo Gianini
Crédito:Marli Popolin / MP
O último fim de semana foi dedicado à comemoração dos 35 anos de fundação do Teatro Singular e o palco da festa foi o Teatro Municipal de Santo André.
Os convidados foram recepcionados com uma exposição fotográfica, com a curadoria da fotógrafa Sueli Almeida e, em seguida, o coordenador do Teatro Singular, Paulo Gircys, comandou as homenagens ao fundador do grupo, Marcelo Gianini, e à professora Lígia Helena de Almeida.
“Desde o início da criação do nosso grupo, a diretoria do Colégio Singular sempre vislumbrou a importância e a dimensão do nosso trabalho em promover a cultura, de forma conectiva e colaborativa. E foi com esse direcionamento que, em 1989, o Teatro Singular passou a receber integrantes também de outras instituições de ensino e sua atuação na área cultural só cresceu, bem como as premiações em grandes festivais”, destacou Marcelo Gianini.
“Somos um dos poucos grupos teatrais no país a manter um trabalho ininterrupto por tanto tempo – não paramos nem mesmo durante a pandemia. Nesses 35 anos, educamos, formamos atores e colaboramos com a construção de novos conhecimentos”, reforçou Paulo Gircys.
A noite foi encerrada com a exibição de um vídeo e a apresentação do espetáculo 3024 – uma odisseia inbox, com 10 alunos do Colégio Singular no elenco.
Perfil: O Grupo de Teatro Singular teve início em 1989 e já participou de vários festivais de teatro amador e estudantil, tendo recebido por seu trabalho mais de 100 prêmios e indicações em diversas categorias. Os cursos de teatro são oferecidos no Singular para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, no Ensino Médio, eles ingressam no grupo de Teatro Singular, permitindo a eles produzir espetáculos apresentados em festivais. Em todas as fases, os alunos aprendem a atuar, dirigir, iluminar e, até, sobre dramaturgia, de acordo com a faixa etária dos estudantes.
O Teatro Singular é voltado para a formação, socialização e articulação do aluno, com a proposta de possibilitar uma vivência diferenciada da criação artística, de estimular sua consciência crítica e trabalho corporal.