Especialista alerta sobre a importância da conscientização e cuidados com a higiene oral
Mais de 14 milhões de brasileiros acima dos 18 anos perderam todos os dentes
- Data: 19/03/2024 12:03
- Alterado: 19/03/2024 12:03
- Autor: Redação
- Fonte: Walter Solter
No Dia Mundial do Sorriso, a Oral-B e o programa Dentista do Bem realizam a terceira edição da maior triagem odontológica do mundo, atendendo jovens na quadra da Unidos de Vila Isabel (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Crédito:Tânia Rego/Agência Brasil
Dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, data criada para conscientizar a população sobre os cuidados com os dentes e a higiene oral.
Segundo último dado do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil 33.969.925 pessoas, acima dos 18 anos, já perderam 13 ou mais dentes, sendo que mais de 14 milhões pessoas, dentro da mesma faixa etária, perderam todos os dentes.
Esses números alarmantes demonstram que ainda é preciso alertar a população sobre os cuidados com a boca.
Problemas como cárie, gengivite, tártaro, periodontite, mau hálito, entre outros, podem ser prevenidos com acompanhamento de especialistas, como também com informação sobre a higiene bucal.
Para Walter Solter, cirurgião dentista e diretor técnico da Dental Beauty, a prevenção é sempre o melhor caminho, evitando tratamentos custosos e mais complexos. O especialista deixa dicas fundamentais para o cuidado com a saúde da boca.
Escovação correta: é indicado que se escove os dentes após as refeições ou pelo menos duas vezes ao dia e com duração de no mínimo 2 minutos. A escova, de cerdas macias, precisa alcançar a gengiva e os espaços entre os dentes;
Fio dental: o uso diário é fundamental para remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares que ficam entre os dentes;
Alimentação saudável: é importante evitar açúcar e carboidratos que podem contribuir para a formação de cáries. O ideal é uma dieta rica em frutas, verduras e alimentos que estimulem a salivação, como maçãs e cenouras, que também ajudam na limpeza dos dentes.
Sem tabaco: sim, o tabaco é prejudicial à saúde bucal, contribuindo para o câncer oral, doenças gengivais, dentes manchados e mau hálito.
Além dessas orientações, o cirurgião dentista faz um alerta: “visite regularmente um dentista, de preferência de seis em seis meses, pois as visitas permitem a detecção precoce de problemas como cáries, doenças gengivais e outras doenças bucais, facilitando o tratamento e prevenindo complicações”.