Espaço Sesc Saúde promove live sobre Hepatites Virais nesta sexta-feira (1º)
Transmissão será feita pelo canal do Sesc PR no Youtube, a partir das 14h, em parceria com o Instituto para Cuidado do Fígado
- Data: 01/07/2022 09:07
- Alterado: 01/07/2022 09:07
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc PR
Crédito:Divulgação
Em 28 julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Durante todo o mês ações de conscientização sobre a importância da prevenção às hepatites são realizadas mundo afora. Com o mesmo intuito o Sesc PR promove uma live nesta sexta-feira (1º), sobre as Hepatites Virais, a partir das 14h, pelo seu canal no Youtube.
A transmissão ao vivo será feita em parceria com o Instituto para Cuidado do Fígado (ICF), com a participação da médica hepatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Cassia Sbrissia Silveira, que também é responsável pelo ambulatório de Transplante Hepático do Hospital do Rocio.
Hepatites virais
A Hepatite é uma inflamação do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Atualmente Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece o teste rápido para detecção da doença.
Hepatite A – transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra;
Hepatite B e Hepatite C: os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos, sobretudo, por meio do sangue. O vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual, reforçando a necessidade do uso de preservativo. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável estão entre as maiores vítimas.
A vacinação contra hepatite B está disponível no SUS. Não existe vacina para a prevenção da hepatite C, mas existem outras formas de prevenção, como: triagem em bancos de sangue e centrais de doação de sêmen para garantir a distribuição de material biológico não infectado; triagem de doadores de órgãos sólidos como coração, fígado, pulmão e rim; triagem de doadores de córnea ou pele; cumprimento das práticas de controle de infecção em hospitais, laboratórios, consultórios dentários, serviços de hemodiálise; tratamento dos indivíduos infectados, quando indicado; abstinência ou diminuição do uso de álcool, não exposição a outras substâncias que sejam tóxicas ao fígado, como determinados medicamentos.
Serviço
Live Julho Amarelo sobre Hepatites Virais
Quando? 1º de julho de 2022 (sexta-feira) | 14h
Transmissão ao vivo pelo canal do Sesc PR pelo link