Escritores independentes podem se inscrever para Feira Literária de Diadema
Lançamentos serão apenas para livros publicados em 2023 ou livros de 2022 que não foram lançados na Flid 2022; autores têm até sexta-feira (15/09) para fazer sua inscrição
- Data: 13/09/2023 17:09
- Alterado: 13/09/2023 17:09
- Autor: Aline Melo
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
Escritores independentes que queiram participar da Feira Literária de Diadema (Flid), que será realizada no Centro Cultural Diadema, de 19 a 21 de outubro, têm até a próxima sexta-feira, dia 15 de setembro, para inscrever seus trabalhos e realizar o lançamento e/ou comercialização de suas obras no evento. Os lançamentos serão apenas para livros publicados em 2023 ou livros de 2022 que não foram lançados na Flid 2022. A inscrição deve ser feita pelo link .
Conforme as regras descritas no formulário de inscrição, caso haja grande número de interessados, terão preferência de comercialização os autores que possuam algum tipo de vínculo com a cidade, seja de moradia, trabalho ou atuação cultural. No caso dos lançamentos, será dada preferência aos livros publicados em 2023 nas mesmas condições de vínculo com o município.
“Entre os inscritos serão realizados sorteios para definir data e horário de participação na Flid 2023”, explicou a coordenadora da Rede Municipal de Bibliotecas, Ruymar Marazo. “Teremos os palcos de lançamento, rodas de conversa com os autores, um grande movimento para dar visibilidade para a produção literária local”, completou.
Em 2022 foi realizada a primeira edição da Flid, em substituição ao Festival do Livro e Cultura, que era bianual. O evento, agora anual, homenageou em sua edição de estreia o escritor Guimarães Rosa. Diplomata, novelista, romancista, contista e médico brasileiro, Guimarães Rosa é considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos.
No ano passado o evento foi realizado entre os dias 13 e 15 de outubro e contou com diversos encontros literários, rodas de conversa, apresentações teatrais, de balé e de música, saraus, contação de histórias, além da apresentação de escritores locais, incluindo dez professores da rede municipal de ensino. Os escritores e jornalistas Xico Sá e Fernando Morais e o escritor Reginaldo Ferreira da Silva, o Ferréz, importante nome da chamada literatura marginal, fizeram as principais palestras do evento.
A programação da edição de 2023 está sendo concluída, mas já estão confirmadas a participação da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, da escritora, professora de literatura e colunista Amara Moira, da drag queen Rita Von Hunty, persona do professor e palestrante Guilherme Terreri Lima Pereira e do Slam das Minas, poetry slam organizado e disputado exclusivamente por mulheres.