Escrita criativa e ilustração dão vazão a imaginação de crianças e adolescente
Curso 'O Futuro Em Nossas Mãos', que acontece em São Caetano, promove uma educação disruptiva em busca da singularidade de indivíduo
- Data: 05/08/2023 18:08
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
Na última quarta-feira (2), foi inaugurado o curso ‘O Futuro Em Nossas Mãos’, um projeto educacional de escrita e ilustração sediado no Núcleo de Convivência Menino Jesus, em São Caetano do Sul. Desenvolvido em parceria com a empresa Maped Brasil, o curso oferece aulas gratuitas que visam estimular a criatividade e a imaginação de crianças e adolescentes por meio da literatura e do desenho.
A iniciativa surgiu por meio da parceria entre a Maped Brasil, representada pelo diretor geral João Luiz Oliveira Souza, a pedagoga Edilene Ramos Tinoco e o escritor e jornalista Nelson Albuquerque Jr.
“Estamos muito felizes e certos de que vamos expandir esse modelo para outras instituições também”, afirmou João.
O projeto tem como objetivo construir, a partir da empatia, a autoconfiança nas crianças e adolescentes para desenvolverem seu potencial artístico e literário.
“Nós optamos por professores não tradicionais. A gente vê a falta de interesse do jovem tanto na escrita quanto na leitura. E queríamos atrair os jovens com esse trabalho com o diferencial do professor”, conta Edilene. E Nelson completa, “não é o que a gente leva para as professoras, elas também compartilham conforme a capacidade delas. O importante é que o conceito seja igual, em fazer os alunos se sentirem à vontade com a escrita e com a leitura”.
O quadro de professoras é composto por quatro profissionais: Luna, 18 anos, Ilustradora que atuará como professora de ilustração, Melissa Suárez, 44 anos, escritora e professora de escrita criativa, Dudis, 20 anos, recreadora e produtora cultural que atuará como professora de ilustração e Nilza Ribeiro, 57 anos, professora, escritora e ilustradora que atuará nas duas disciplinas.
Unidas constroem uma abordagem disruptiva capaz de desbloquear a imaginação dos jovens e estabelecer uma conexão afetiva e próxima da leitura e a arte do desenho.
“Uma coisa que eu acho maravilhosa é que somos várias gerações. Essa conversa que eu tenho com as meninas é muito rica. De repente o olhar que eu tenho dentro da minha própria formação se transforma, a partir do momento que eu tenho contato com a Luna e com a Dudis. Então nosso processo é muito flexível e acolhedor”, relata Nilza.
Com um investimento total de aproximadamente R$100 milhões ao longo de um ano, a Maped Brasil financia integralmente o curso, fornecendo todos os materiais necessários e os profissionais envolvidos no projeto.
O Curso ‘O Futuro Em Nossas Mãos’ tem como objetivo atender inicialmente pelo menos 80 jovens, em turmas de 20, em uma sala especialmente adaptada e tematizada para estimular a criatividade e potencializar o aprendizado.
As aulas são ministradas às segundas, terças e sextas-feiras, nos horários de 13h15 e 16h15, além dos sábados, às 14h e 16h. A equipa multidisciplinar trabalha em conjunto para oferecer um ambiente estimulante e enriquecedor, onde as crianças e adolescentes podem desenvolver as suas habilidades literárias e artísticas.
Ainda há vagas disponíveis para as aulas de terça-feira, na turma destinada aos adolescentes. Os interessados ??podem obter mais informações pelos telefones 99481-8711 ou 99413-4188.