Escolas Públicas de Itapecerica recebem murais de grafite em ação para trânsito seguro

Artistas pintam muros de escolas públicas da cidade, ressaltando a importância da segurança e mobilidade, cidadania e humanização no trânsito

  • Data: 06/10/2022 14:10
  • Alterado: 15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: projeto AMARelo
Escolas Públicas de Itapecerica recebem murais de grafite em ação para trânsito seguro

Mural do artista local Paulo Zits

Crédito:Divulgação

Você está em:

Cinco grafiteiros foram convidados para pintar os muros de cinco escolas públicas da cidade de Itapecerica da Serra com o objetivo de conscientizar sobre segurança no trânsito. As ações aconteceram junto de bate-papos com a comunidade escolar. Os convidados da 2ª edição do projeto AMARelo foram os artistas Paulo Zits e Junior Tortu, que são da região, Kelly Reis, Sotaq e Simone Sapienza Siss. Em outubro, professores e alunos participam de oficinas de grafitti e exibem suas obras produzidas nas ações. Até o momento, o projeto obteve cerca de 6 mil pessoas de público, entre alunos e passantes do entorno, mais de 100 alunos participantes das oficinas e 500 estudantes e professores nas palestras.

“Consideramos que a arte e a educação, juntas, têm um grande potencial de transformação e que isso é ainda mais potente quando conseguimos dar continuidade às ações. Levar o AMARelo para Itapecerica da Serra, depois da realização em Embu das Artes, visa ampliar o alcance do projeto e a conscientização sobre a importância de um trânsito mais humano e seguro”. Érika Almenara, uma das idealizadoras do projeto e sócia da Holy Cow Criações.

O projeto busca gerar uma reflexão sobre a mobilidade urbana e ressaltar a importância da segurança, cidadania e humanização no trânsito. E fará de vitrine as unidades estaduais de ensino Joaquim Fernando Paes de Barros Neto, Julia de Castro Carneiro, Professor Abrahão de Morais , Professora Massako Higashioka e Sophia Maria Januária Amaral.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte entre adolescentes brasileiros de 10 a 19 anos. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro. O documento também incentiva a adoção de medidas que promovam o conhecimento e a conscientização sobre segurança no trânsito por meio de campanhas de educação, especialmente entre os jovens.

“Integrar a conscientização para um trânsito mais seguro com a arte permite que a população absorva os conceitos de forma lúdica. Um tema tão sério pode e deve ser trabalhado de forma que as crianças entendam desde muito cedo que elas podem contribuir para a segurança no trânsito. Como o comportamento humano é considerado o principal fator de risco para os acidentes de trânsito, as crianças podem ajudar a transformar esse cenário. Sejam como pedestres, passageiros e até como os motoristas de amanhã, elas são fundamentais para difundir uma nova postura diante do trânsito dentro das famílias”, afirma Giane Zimmer, Diretora Executiva de Relações Institucionais, Regulatório e Sustentabilidade na Arteris.

AMARelo é um projeto realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio da Arteris. É uma produção da Holy Cow Criações, empresa focada em arte, cultura e projetos socioeducativos, especializada em consultoria e desenvolvimento de soluções para Institutos, Fundações, Associações, Empresas, Artistas e Coletivos.

Compartilhar:

  • Data: 06/10/2022 02:10
  • Alterado:15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: projeto AMARelo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados